Nacional Titulo
Turma da Mônica vai incentivar crianças a combater a dengue
Do Diário OnLine
Com Agências
07/11/2003 | 14:14
Compartilhar notícia


A Secretaria estadual de Saúde vai distribuir mais de seis milhões de gibis da Turma da Mônica para todos os alunos de 7 a 12 anos da rede estadual de ensino, a partir deste sábado. As revistinhas, que trazem passatempos educativos sobre a dengue e dicas para combater o mosquito transmissor, é a nova arma do governo para incentivar a população contra a doença.

O projeto, batizado de “Agentes Mirins de Combate à Dengue”, será lançado pelo governador Geraldo Alckmin e pelo secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata. O objetivo é informar as crianças sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar a proliferação da dengue e transformá-las em agentes mirins de combate, com a ajuda dos personagens de Maurício de Souza.

“Além das crianças aplicarem o que aprenderam em suas casas, elas envolverão toda a família nas brincadeiras propostas na revista, ampliando o conhecimento sobre a doença aos pais e familiares”, afirma o secretário de Estado da Saúde.

Os gibis serão entregues pela Secretaria de Estado da Educação aos alunos com idade entre 7 e 12 anos matriculados em todas as seis mil escolas estaduais.

Produzidos pela Secretaria de Estado da Saúde em parceria com o Instituto Cultural Maurício de Souza, os gibis tiveram apoio da Nossa Caixa, Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e Secretaria de Estado da Educação.

Redução — O número de casos de dengue caiu neste ano em todo o Estado de São Paulo. Segundo o Centro de Vigilância Epidemiológica da secretaria estadual de Saúde, foram registrados 20.221 casos da doença até outubro, contra 40.411 no mesmo período de 2002, uma queda de cerca de 50%.

A forma mais grave da doença, a dengue hemorrágica, também apresentou uma menor incidência de casos neste ano. Foram registrados 20 casos até outubro passado, com um caso fatal, contra 31 em todo o ano de 2002, quando ocorreram cinco mortes.

“Os números são resultado do esforço conjunto da população e da Secretaria. Ganhamos uma batalha. Mas é preciso que cada cidadão ajude, mantendo sua casa livre de ambientes propícios à proliferação do mosquito Aedes Aegypti”, afirma o secretário da Saúde.

Além de 182 agentes de saúde, outras 500 pessoas das frentes de trabalho foram contratadas pela Secretaria para auxiliar no combate à doença, alertando a população sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar criadouros dos mosquitos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;