Internacional Titulo
Concorde faz seu último vôo comercial pela Air France
Da AFP
31/05/2003 | 14:58
Compartilhar notícia


O Concorde fez seu último vôo comercial para a Air France neste sábado, saindo do aeroporto JFK de Nova York para Paris, colocando, assim, um ponto final em 27 anos de serviço para a companhia francesa.

O vôo AF001 decolou às 8h locais (9h de Brasília) do aeroporto John Fitzgerald Kennedy de Nova York, marcando a última oportunidade para os clientes da companhia de romper a barreira do som voando sobre o Atlântico.

Centenas de pessoas deverão esperar por sua chegada no aeroporto de Charles de Gaulle-Roissy. Na sexta-feira, cerca de 300 pessoas, entre membros da Air France, policiais e funcionários do aeroporto se reuniram para presenciar a última partida do avião da pista francesa.

O "pássaro branco" continuará voando por mais alguns meses para a British Airways, que possui sete dos 12 aparelhos existentes, e decidiu manter sua linha Londres-Nova York e os vôos a Barbados até o final de outubro.

Air France e British Airways são as únicas companhias que utilizam o Concorde e que, no dia 10 de abril passado, anunciaram sua intenção de encerrar os vôos depois de 27 anos devido à grande baixa de passageiros e ao aumento vertiginoso dos custos de manutenção.

O Concorde é o único avião supersônico civil em serviço e nunca deu muitos lucros diretos às companhias aéreas, embora o fato de convertê-las nas únicas a cruzar o Atlântico na velocidade do som lhes desse muito prestígio.

A decisão marca o fim de uma aventura tecnológica lançada nos anos 60 para um aparelho que se transformaria no preferido das estrelas e dos empresários capazes de pagar uma ida-e-volta que atualmente custa 8.726 euros.

Fascinados por seu desenho único, caracterizado pela asa em forma de delta e o nariz pontiagudo articulado, os adeptos do Concorde também o consideram uma "máquina para viajar no tempo", já que lhes permite chegar a Nova York antes da hora de sua partida de Paris ou Londres.

O Concorde é um projeto muito caro, nascido da colaboração de quatro empresas francesas e britânicas (Sud-Aviation, British Aircraft Corporation, Bristol Siddley e Snecma). Por enquanto não tem sucessor, já que nenhuma indústria aeronáutica pretende construir um novo avião civil supersônico. O aparelho é capaz de transportar 92 passageiros em Mach 2 (velocidade de cruzeiro de 2.300 km/h).

O Concorde nunca se recuperou totalmente da catástrofe de 25 de julho de 2000. Um aparelho da Air France carregado de turistas alemães caiu logo depois de decolar do aeroporto Roissy-Charles de Gaulle, causando 113 mortos. A companhia anunciou na última terça-feira que construirá um monumento em um local próximo do acidente para homenagear as vítimas.

Quatro dos cinco exemplares da Air France vão parar em museus dos Estados Unidos, Alemanha e França, enquanto o quinto será exposto no aeroporto parisiense de Roissy-Charles de Gaulle.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;