Setecidades Titulo
Viagem rodoviária também prevê ‘overbooking’
Por Adriana Ferraz
Do Diário do Grande ABC
31/07/2007 | 07:07
Compartilhar notícia


Em tempo de caos aéreo, viajar de ônibus parece uma boa opção, mas atenção: assim como ocorre com passageiros de vôos domésticos, usuários de ônibus podem, sim, ter de lidar com overbooking (venda extra de passagens que provoca lotação além da capacidade).

Para fugir de problemas nas rodoviárias, a dica é buscar informações e saber que o bilhete adquirido serve como contrato de prestação de serviços.

Os cuidados devem começar no guichê. As empresas são obrigadas a manter um painel à mostra, com horários de saída e preços. Como nos aeroportos, as formas de pagamento devem ser facilitadas.

Para quem consegue planejar a viagem com antecedência, existe ainda a opção de comprar o bilhete pela internet.

A supervisora institucional da Pro Teste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor), Ana Luísa Ariolli, orienta a impressão de todos os comprovantes. “O consumidor não pode facilitar o azar. Para exigir reembolso de desvio de bagagem e atrasos de partida, deve estar com toda a documentação em dia.”

Para transportar bagagens, também há normas. São impostos limites de peso, que devem ser pesquisados com antecedência. “É bom tomar cuidado, ainda, com a identificação das malas e o conteúdo. Dinheiro e cartão de crédito devem viajar com o consumidor.”



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;