Setecidades Titulo
São Caetano é habitado desde 1717
Do Diário do Grande ABC
28/07/2007 | 10:47
Compartilhar notícia


São Caetano comemora seu aniversário em 28 de julho, data alusiva à chegada da primeira leva de imigrantes italianos, em 1877. Mas já havia vida organizada na cidade desde 1717, com a fundação da Fazenda São Caetano, pelos monges beneditinos e seus escravos. O 28 de julho, historicamente lembrado, é uma data importante, mas que deveria ser caracterizada dentro do seu contexto.

É elevada a distrito em 1916 e obteve a emancipação político-administrativa em 1948, quando do primeiro plebiscito na região, em 24 de outubro. Sua instalação data de 1º de janeiro de 1949.

Recebe o apêndice ‘do Sul’ no nome para diferenciá-la de um município homônimo de Pernambuco. Leia abaixo parte da evolução da cidade.

1631 – O bandeirante Duarte Machado doa terras à Ordem de São Bento. Duarte era casado com Joana Sobrinho, neta de Garcia Rodrigues, um dos vereadores de Santo André da Borda do Campo. Garcia teve fazenda no antigo Tijucuçu, atual São Caetano.

24-4-1637 – Miguel Aires Maldonado, genro de Amador de Medeiros, doa à Ordem de São Bento as suas terras.

1671 – A doação aos beneditinos é completada por Fernão Dias Paes, outro bandeirante conhecido.

1717-1720 – Das terras recebidas de Miguel Aires Maldonado, os monges beneditinos formariam fazenda e aí o abade, frei Bartolomeu da Conceição, construiria uma capela, dedicada a São Bernardo, razão pela qual a região passou a ser conhecida com esse nome e não mais Borda do Campo, que continuou sendo apenas a denominação de uma localidade à margem esquerda do Rio dos Meninos.

1717 – Embora fosse atravessado pelo Caminho do Mar, permaneceu esse território (de São Bernardo) desprovido de habitantes no início do século 18. Até o advento da ferrovia, as localidades brasileiras nasciam, geralmente, de uma capela, que por sua vez aglutinava ao seu redor alguns comerciantes, que atraíam novos tipos de habitantes. E São Bernardo não fugiu à regra. Nasceu de uma capelinha dedicada a este santo, em 1717, por obra dos monges beneditinos, nas vizinhanças da atual Avenida Kennedy.

Início do século 18 – Quando a Ordem de São Bento se interessou pelas doações feitas no Tijucuçu, o que se deu, ao que tudo indica em princípios do século 18, tratou de construir logo uma capela, que teve por padroeiro São Caetano. Isto antes da fundação da fábrica de telhas e tijolos.

1765-1780 – Nestes dois anos foi recenseado um bairro rural constituído ao redor da fazenda de São Caetano. Este bairro era chamado de São Caetano. Ali moravam posseiros, arrendatários, tropeiros, geralmente mestiços.

1-5-1883 – Inauguração da estação ferroviária.

29-9-1871 – Ordem de São Bento, no Brasil, promulga a libertação geral, sem condições e irrevogável, de todos os seus escravos. Havia cerca de 4 mil em todas as terras da ordem, o que incluí as fazendas São Bernardo, Jurubatuba e São Caetano.

1877 – Região ganha dois núcleos coloniais: em São Bernardo e São Caetano. Os dois núcleos coloniais foram implantados em três fazendas da região, todas dos beneditinos, desapropriadas pelo governo imperial.

1883 – Realiza-se, pela primeira vez, a Festa de São Caetano, padroeiro da cidade. Trens especiais da ‘Inglesa’, já neste primeiro ano, conduziram romeiros de São Paulo para a festa.

1892 – Fundada a Sociedade de Mútuo Socorro Príncipe Di Napoli, de São Caetano, a primeira do gênero na região, atualmente já extinta.

15-11-1907 – Fundada, em São Caetano, a Sociedade Beneficente Internacional União Operária.

1909 – Estatística da Prefeitura de São Bernardo mostra que São Caetano representava para a região a modesta posição de sexta colocada. Estava atrás da sede do Município (Vila de São Bernardo), da Estação de Santo André, de Ribeirão Pires, Alto da Serra (Paranapiacaba) e Rio Grande (da Serra). Superava, apenas, Pilar e Campo Grande.

1-5-1914 – Fundado o São Caetano Esporte Clube.

4-12-1916 – Criação do Distrito de Paz de São Caetano. A instalação foi a 6 de fevereiro de 1917.

26-2-1925 – General Motors inicia seus trabalhos no Brasil, com linhas de montagem de carros de passageiros e caminhões em São Paulo, importando peças e conjuntos. Cinco anos depois a GM inauguraria sua unidade em São Caetano.

9-3-1925 – Falece Vicente Rodrigues Vieira, curandeiro de São Caetano que tornou a cidade conhecida em todo o Brasil e em outros países.

12-8-1930 – Inaugurada a unidade da General Motors.

1937 – Francisco Marques, sapateiro de São Caetano, é deportado para a Espanha, onde seria executado, acusado de pertencer à Aliança Nacional Libertadora. O gráfico Manoel Medeiros é preso e morto na prisão.

23-2-1938 – Fundada oficialmente a Associação Comercial e Industrial.

1942 – Em nova estatística, São Caetano equipara-se a Santo André na liderança industrial da região. Quarenta por cento do parque industrial está em São Caetano e 40% em Santo André, dividindo-se os demais 20% entre os outros distritos. A população de São Caetano é de 27.568 habitantes, inferior apenas a de Santo André (38.206).

24-10-1948 – Em plebiscito, a população decide pela autonomia do distrito. A instalação oficial do município de São Caetano do Sul foi a 1º de janeiro de 1949.

11-8-1951 – Beniamino Gigli, um dos maiores tenores líricos desse século, apresenta-se na Matriz da Sagrada Família.

22-7-1954 – Inaugurada a Biblioteca Paul Harris.

1964 – Por meio de plebiscito, a população de Vila Prosperidade pede a anexação do bairro a São Caetano. A incorporação acontece em 16 de junho de 1966.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;