Memória Titulo
Era 1962. E Santo André fez a 1ª Corrida de Garçons

Correr uniformizado e sustentando uma bandeja com copo e refrigerante

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
28/12/2008 | 00:00
Compartilhar notícia


Correr uniformizado e sustentando uma bandeja com copo e refrigerante. Foi assim que Santo André realizou, em 1962, a 1ª Corrida Oficial de Garçons. O vencedor foi Adi Alves da Rocha, do restaurante Dall´Olio, seguido por Laerte Demarchi, do Restaurante São Judas Tadeu.

A prova foi pelas ruas centrais de Santo André, numa extensão de 1.000 metros, desde o primeiro quarteirão da Rua Coronel Oliveira Lima, pouco adiante do Cine Tangará, até a Rua Senador Flaquer, depois de uma curva à esquerda feita no Largo da Estátua.

Um grande acontecimento, com a cobertura da TV Tupi e da imprensa local, o semanário News Seller (hoje Diário) e a Rádio Clube. Quarenta e seis anos depois, Adi, o vencedor, lembra que até o governador Adhemar de Barros esteve presente. "O Adhemar me estendeu a mão e falou, ‘meus cumprimentos, caro amigo'".

O prêmio principal era uma taça de posse transitória, oferecida pelo cartorário Djalma Monteiro Pinto. A Rádio Clube ofertou o Troféu Triângulo, a Câmara Municipal um troféu que simbolizava a primeira grande corrida do gênero de São Paulo. O comércio entrou com prêmios. Estabelecimentos como a Erontex e o Carnê Seabra distribuíram aos melhores colocados canetas e cortes de tecido. A Cantina São Remo ofereceu pizzas.

O VENCEDOR
Adi tinha 20 anos incompletos quando chegou, sozinho, a São Paulo, em 1959, vindo de Vitória da Conquista, município da Bahia. Queria trabalhar e não sabe como conseguiu, em pleno Vale do Anhangabaú, embarcar num ônibus fretado que transportava funcionários da Willys Overland do Brasil, com fábrica em São Bernardo. Foi parar dentro da Willys, na Estrada do Taboão, e a segurança da fábrica o abordou imaginando que fosse um terrorista ou subversivo.

Sua primeira residência foi uma pensão em Santo André. Depois, o emprego no restaurante da família Dal´Olio e uma carreira de 15 anos na Rede Ferroviária. Ali exerceu várias funções e trabalhou em todas as estações, chegando a residir na Vila de Paranapiacaba. Hoje trabalha com eletrônica e presta assistência a particulares.

Casado com Edileuza Maria da Rocha, Adi tem sete filhos: Adélia, Welton, Adriana, Wagner (que é garçom na Rota do Frango com Polenta, em São Bernardo), William, Adi Júnior (o Juca) e Amanda. A amizade com Laerte Demarchi, com quem correu na prova de 1962, persiste até hoje.

EM 28 DE DEZEMBRO DE...
1813 - Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, nasce em Arroio Grande, no Rio Grande do Sul. Foi o construtor da Estrada de Ferro Santos a Jundiaí.

1918 - Olavo Brás Martins dos Guimarães Bilac, o poeta Olavo Bilac, morre no Rio de Janeiro, sua cidade natal.

1938- Fixados os novos perímetros centrais e urbanos do Grande ABC: a divisa entre os distritos de Santo André e São Bernardo passa a ser o espigão da Vila Gilda e não o Córrego Taioca, como é hoje.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quinta-feira, 28 de dezembro de 1978

Manchete - Controle acionário da Light pode passar hoje para o governo. Venda já teria sido realizada.

São Caetano - Fundo Metropolitano de Financiamento e Investimento (Fumefi) destinou 20 milhões de cruzeiros para obras de desassoreamento e revestimento da margem esquerda do Rio Tamanduatei.

Editorial - Afinal, o que há com a água da Billings?

Política - Artigo de Aleksandar Jovanovic: "Bancada do MDB em Diadema tem documento sigiloso distribuindo os cargos da mesa".

Coluna Social (Chiquinho Palmério) - Um alô: devido ao balanço de fim de ano, os bancos não abrirão amanhã. Vai daí, resta só hoje para as transações bancárias e retirada da grana para uma tranqüila entrada em 79.

Diadema - Sociedade Amigos do Taboão reivindica escola do segundo grau e distrito policial.

Comportamento - Poucos utilizam a lei do divórcio em um ano.

SANTOS DO DIA
Antonio de Lérins, Donião, Gaspar de Búfalo e Teófila. A Igreja recorda os meninos inocentes de Belém e arredores, de idade inferior a dois anos, que foram arrancados de suas mães e assassinados cruelmente, por ordem de Herodes.

HOJE
Dia da Esperança, Dia da Marinha Mercante, Dia do Petroquímico e Dia do Salva-Vidas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;