Setecidades Titulo Mobilidade
Corredor vai receber ônibus municipais e intermunicipais

Trecho de 1,4 quilômetro na Estrada dos Alvarenga integra 2ª etapa do projeto de São Bernardo, que será concluído em julho

Por Aline Melo
Do Diário do Grande ABC
15/11/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


A Prefeitura de São Bernardo entregou na manhã de ontem o segundo trecho do Corredor Alvarenga, via exclusiva para circulação de ônibus. O espaço, de 1,4 quilômetro, se une a outro 1,4 quilômetro já em operação e que fazem parte de um total de 3,8 quilômetros de corredor, que deve ser concluído em julho de 2020. Os ônibus municipais e intermunicipais vão circular na mesma via exclusiva, após acordo entre a administração municipal e a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos).

Em junho do ano passado, quando entregou o corredor da Avenida João Firmino, a administração foi criticada por usuários pelo fato de os ônibus intermunicipais não poderem circular na esquerda, deixando apenas uma faixa de rolamento para carros e outros automóveis. “Até o fim do mês, todos os coletivos vão circular pelos corredores”, explicou o prefeito Orlando Morando (PSDB).

A construção do Corredor Alvarenga e da duplicação da Estrada dos Alvarenga começou em outubro de 2015 e ficou parada devido a problemas com a desapropriação de imóveis. As intervenções foram retomadas no início da atual gestão, em 2017. Além do corredor e da duplicação da avenida, também estão sendo implantados cerca de 3 quilômetros de ciclovias, dos quais 1,8 quilômetro já está em operação.

Quando estiver concluído, o Corredor Alvarenga vai ligar a Praça Giovanni Breda, no bairro Assunção, até as proximidades da Rodovia dos Imigrantes. O investimento total é estimado em R$ 67 milhões, com recursos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). A expectativa é a de que o novo viário beneficie aproximadamente 60 mil usuários diariamente.

Os dois trechos já entregues vão resultar em economia de tempo nas viagens entre a região do Alvarenga e o Centro da cidade, afirmou o prefeito. “Ainda na época da campanha acompanhei uma moradora no seu trajeto entre a casa e o trabalho e senti a dificuldade com o transporte municipal. Agora, os passageiros vão levar 30 minutos a menos neste percurso”, pontuou Morando.

O corredor exclusivo, que ocupa a faixa de rolamento da esquerda, vai funcionar por 30 dias em caráter experimental. A administração vai avaliar, neste período, a necessidade de se manter a via exclusiva para coletivos durante o dia todo ou apenas em horário de pico. Outros cinco corredores estão em obras no município: Leste-Oeste, Galvão Bueno, Castelo Branco, Vila São Pedro e Rudge Ramos. O próximo a ser entregue é o do Rudge Ramos, com sete quilômetros de extensão, previsto para março de 2020.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;