Economia Titulo
Única CDMA, operadora Vivo passará a usar plataforma GSM
Por Da AE
01/07/2006 | 10:29
Compartilhar notícia


O presidente do grupo Portugal Telecom, Henrique Granadeiro, anunciou ontem em Lisboa que a operadora de celulares brasileira Vivo passará a utilizar a plataforma GSM. "A Vivo decidiu desenvolver sua plataforma tecnológica, mas manterá seu sistema CDMA. Os serviços GSM estarão disponíveis antes do Natal", disse.

Para o consumidor, na prática, a grande diferença entre as tecnologias é que, na GSM, usa-se um chip para armazenar os dados do usuário. Esse chip pode ser usado em outros telefones. O investimento na mudança tecnológica é previsto para os próximos três anos e, posteriormente, ambas as tecnologias vão migrar para a terceira geração da telefonia.

Apesar das declarações do presidente da PT (que divide o controle acionário da Vivo com a espanhola Telefónica), a Vivo divulgou nota dizendo que a mudança ainda estava em estudo. A empresa informou que avalia adotar para a terceira geração de telefonia móvel - com mais recursos em relação ao padrão atual usado no Brasil - o sistema W-CDMA, que só "conversa" com redes GSM.

O anúncio fez com que os investidores ficassem mais receosos em relação à empresa. O valor das ações da Vivo recuou hoje 4,9%, fechando em R$ 5,23. No ano, os papéis da empresa acumulam queda de 34,92%.

Desde que começaram a ser vendidos no Brasil, em 2002, os celulares GSM têm conquistado fatias de mercado maiores. No fim daquele ano, 4,8% dos celulares brasileiros eram GSM. Há um ano, eram 48%. Hoje, são 56%. Enquanto isso, os números da plataforma CDMA estão em queda: atualmente, 27% dos celulares brasileiros são CDMA. 



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;