Internacional Titulo
Premiê japonês é reeleito à presidência do partido da situação
Do Diário OnLine
Com AFP
20/09/2003 | 13:55
Compartilhar notícia


O primeiro-ministro japonês, Junichiro Koizumi, foi facilmente reeleito neste sábado, em Tóquio, para a presidência do Partido Liberal Democrata (PLD) – partido da situação. Foi um resultado esperado, que reforça a posição de liderança de Koizumi no governo. A vitória ainda abre o caminho para a realização de eleições antecipadas nas próximas semanas.

Koizumi, 61 anos, obteve 399 dos 657 do votos possíveis, que representam os 357 deputados e 300 delegados locais do PLD. Assim, o primeiro-ministro vê automaticamente prorrogado seu mandato de três anos à frente do governo, devido ao total domínio do PLD no Parlamento. Ele ocupa o cargo de primeiro-ministro desde abril de 2001.

Cumprindo a expectativa da opinião pública e dos políticos japoneses, Koizumi confirmou que promoverá uma reforma ministerial e que convocará eleições legislativas antecipadas.

Koizumi disse que vai se reunir com seus aliados da coalizão no poder, o Novo Komeito e o Partido Conservador, antes de "fazer uma reestruturação ministerial, no dia 22 de setembro (segunda-feira)".

"É importante trabalhar com todos e respeitar o equilíbrio interior do partido. É importante se unir para empreender as reformas", declarou o primeiro-ministro numa entrevista coletiva.

Além disso, Koizumi declarou que pretende dissolver a Câmara de Representantes para convocar eleições legislativas em novembro, sete meses antes do prazo previsto. A imprensa local acredita que o pleito deve ocorre em 10 de outubro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;