Internacional Titulo
Bush vai à TV e rejeita reuniao proposta por Al Gore
Por Do Diário OnLine
Com Agências
16/11/2000 | 09:34
Compartilhar notícia


A proposta feita pelo candidato democrata Al Gore, de fazer uma reuniao de reconciliaçao com seu oponente republicano George W. Bush, antes do final da apuraçao dos votos na Flórida, foi rejeitada. Bush foi à televisao americana e disse que nao aceita participar do encontro. Gore disse na quarta-feira que respeitará os resultados desse Estado depois da recontagem manual de vários condados, sem recorrer à Justiça, seja qual for o resultado.

A manifestaçao do democrata aconteceu depois da Suprema Corte da Flórida ter rejeitado o pedido de Bush e da secretária de Estado deste Estado, Katherine Harris, para impedir a recontagem nos condados de Dade, Broward e Palm Beach.

Em um comunicado assinado pelo juiz Thomas Hall, a Suprema Corte informou que examinou a demanda e determinou que deveria ser recusada sem que isso "impeça os demandantes de apresentar seu pedido a um tribunal de primeira instância'.

Katherine Harris afirmou que nao sabe se estes votos poderao ser contabilizados no resultado final das eleiçoes americanas, uma vez que os números da recontagem deveriam ter sido entregues até a noite desta terça-feira, o que nao aconteceu. Diante de mais este impasse judicial, George W. Bush e o democrata Al Gore continuam sem saber quem assumirá o lugar de Bill Clinton, na Casa Branca. Nos últimos resultados parciais divulgados, Bush estava 300 votos à frente de Gore.

Nesta quarta-feira, os condados de Broward e Miami-Dade pediram às autoridades eleitorais do Estado mais tempo para realizar uma nova contagem. Em West Palm Beach, o juiz aceitou uma petiçao que permite a análise dos votos que apresentam a escolha de dois presidentes, erro cometido devido às cédulas confusas, segundo muitos eleitores.

O resultado da Flórida será determinante para estabelecer quem será o próximo presidente dos Estados Unidos, pois conta com 25 votos no Colégio Eleitoral de 538. Gore obteve 262 grandes eleitores e Bush 246. É exigido um mínimo de 270 votos no Colégio, que se reunirá no dia 18 de dezembro para eleger o novo presidente. Nesta quarta-feira, Bill Clinton sugeriu que as próximas eleiçoes tenham voto direto. O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou na quarta-feira que seu país está ansioso para conhecer o nome do vencedor das eleiçoes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;