Memória Titulo Lembranças
Pela memória do Ginásio Amaral Wagner
Por Ademir Medici
21/11/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 Você sabia?

O professor José Amaral Wagner, diretor do pioneiro Instituto de Educação Américo Brasiliense, é o autor da letra do Hino de Santo André, em parceria com o professor Luiz Carlos da Fonseca e Castro, autor da melodia.

 

Santo André, livre terra querida,

Forja ardente de amor e trabalho,

Em teu solo semeias a vida,

Em teus lares há pão e agasalho.

 

Nesta quinta-feira será realizado o segundo encontro comemorativo do 60º aniversário do antigo Ginásio Estadual Amaral Wagner, de Santo André. O primeiro encontro, em junho, reuniu 50 ex-ginasianos, mais os familiares convidados.

Dilson Nunes, um dos organizadores, historia os passos do Ginásio Amaral Wagner:

Entre 1957 (há 60 anos) e 1969 o ‘Amaral Wagner’ compartilhou as instalações do Grupo Escolar Professor João de Barros Pinto, atual Escola João de Barros Pinto, na Rua Londres, Vila Metalúrgica, no coração de Utinga.

Do ‘Amaral Wagner’ hoje localizado na Rua dos Aliados, de comum com o antigo ‘Amaral Wagner’ da Rua Londres, só restou o nome do patrono da instituição.

Os alunos que estavam estudando em 1969 (quando o antigo ‘Amaral’ encerrou atividades no prédio compartilhado com o ‘João de Barros’), foram transferidos para a então recém-inaugurada Escola ‘Carlina Caçapava de Melo’ e a documentação arquivada dos alunos anteriores foi transferida para a Escola ‘31 de Março’, atual ‘Adamastor de Carvalho’.

 

2º REENCONTRO DO PIONEIRO AMARAL WAGNER

Quando: quinta-feira, 23 de novembro

Horário: meio-dia

Local: Tendall Grill

Endereço: Av. Dom Pedro II, 518, Santo André

Contato: Dilson Nunes, 9-8070-3545; e-mail: dilson@aol.com.br

 

AMANHÃ EM MEMÓRIA

Os caminhos trilhados pelos ex-alunos do pioneiro Amaral Wagner

 

Amigos andreenses

Hoje é o aniversário de Hugo Macmillan Thomson. Andreense que só nasceu em São Paulo, em 21 de novembro de 1954, mas que sempre viveu no bairro Campestre. Pôde assistir à urbanização completa do bairro, desde a pavimentação da sua rua até o crescimento vertical.

Estudou no Ginásio Duque de Caxias, no Centro. Formou-se em Engenharia Mecânica pela FEI. Fez pós-graduação em gestão ambiental. E depois de um estágio na Prefeitura, atuou por 15 anos na Enterpa, alcançando o cargo de gerente.

Hugo Thomson, filho do Sr. Hugh e de dona Alcyone, sempre em sua área, atuou em Suzano e como consultor, atividade ainda mantida. Como ponto de apoio, Santo André. Os valores preservados até hoje no bairro Campestre, da solidariedade entre as famílias, até o projeto do Casa (Clube Amigos de Santo André), onde profissionais experientes nas mais diferentes áreas reservam parte do tempo para discutir e propor soluções aos problemas da cidade.

 

Diário há 30 anos

Sábado, 21 de novembro de 1987 – ano 30, edição 6605

Primeira Página – Semasa anuncia rodízio no abastecimento de água em Santo André.

São Bernardo – Denunciado comércio ilegal de glebas na Passagem dos Cafezais, área contígua à favela do Montanhão. Estava nascendo o bairro Cafezal, hoje totalmente ocupado.

 

Bronca. Dez vezes

E amanhã, 22, o Bronca Clube de Santo André realiza o décimo encontro seguido. A turma da velha guarda que desfilava pelo Bronca no Carnaval se reunirá a partir das 19h na Pizzaria Trípoli – Lino Jardim, 1.144.

Contatos: Milton (Salim) Saguia (9-9662-7203) e

Romolo Brabo (9-9727-1963).

 

Dr. João Sérgio Rimazza. Foto recebida. A Mauá das várzeas do passado. Linda foto. Em breve será publicada.

 

Amigos de Rio Grande da Serra e do 14º Congresso de História do Grande ABC: não esquecemos vocês. Sabemos que vários têm acompanhado Memória, para ver as nossas notas sobre o congresso. E, de fato, material coletado é rico, as imagens, lindas. Vamos publicar. Acompanhem. E participem.

Uma das tarefas desta página Memória é administrar a carga formidável de informações que chegam diariamente. O que é muito bom.

 

Em 21 de novembro de...

1982 – Dois comentários importantes publicados pelo Diário, e assinados por dois grandes jornalistas:

Nos próximos seis anos, Diadema terá a Prefeitura mais importante do País (Aleksandar Jovanovic).

O PT resistirá? (Milton Saldanha Machado).

Nota – Gilson Menezes, o ferramenteiro da Scania, acabara de ser eleito prefeito de Diadema. E, de fato, os olhos políticos da Nação se voltavam para a antiga Vila Conceição.

Nós, que vivemos aqueles momentos, vemos com alegria um jovem repórter da Editoria de Política do Diário, Júnior Carvalho, desenvolver pauta para focalizar o momento histórico de 35 anos passados – leiam a reportagem ‘O azarão’ (Diário, 19 de novembro de 2017).

 

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários em 21 de novembro:

Em São Paulo, Nazaré Paulista.

No Ceará, Boa Viagem.

Em Pernambuco, Cachoeirinha.

No Rio Grande do Sul, Floriano Peixoto.

Em Sergipe, General Maynard e Pedro Mole.

No Paraná, Mangueirinha.

Fonte: IBGE

 

Hoje

Dia Nacional da Homeopatia

Dia da Vida Religiosa de Clausura

Dia Nacional do Compromisso com a Criança, o Adolescente e a Educação

 

Santos do Dia

Nossa Senhora da Escada

Alberto de Lovaina

Celso

Gelásio I




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;