Cultura & Lazer Titulo
Miguel Falabella apresenta 'Negócio da China'
Por Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
28/09/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


Negócio da China, próxima novela das seis da Globo que estréia em 6 de outubro, tem subúrbio carioca, alta sociedade paulistana, restaurante latino, kung fu e uma barulhenta padaria lusitana, tudo alinhavado por uma fortuna perdida que vai modificar os núcleos. Sim, trata-se de um texto de Miguel Falabella, que, no anterior, A Lua Me Disse (2005), desenhou como pano de fundo uma loja de nome sugestivo: Frango com Tudo Dentro.
Desta vez, embora a mistura de tipos continue como grande marca do escritor (sua primeira novela foi Salsa & Merengue, de 1996), a ‘Loura Má' terá o casal de protagonistas mais convencional no que diz respeito à "forma": o já veterano galã Fábio Assunção e Grazi Massafera, inexperiente em dramaturgia, mas já escolada em críticas - a mocinha Lívia é seu terceiro papel em novelas. "Ela sabe que tem muito a aprender ainda. Quer e vai melhorar. Foi essa sinceridade dela que me convenceu", disse ele em entrevista coletiva no Projac, na última quinta. Antes da ex-BBB, foram cotadas Flávia Alessandra e Angélica. A direção é de Mauro Mendonça Filho.

Grazi diz saber de suas limitações. "Estou dando a cara para bater mais uma vez. Houve críticas ruins antes e continuarão a existir. O Fábio é a experiência em pessoa e tem me ajudado muito", diz a respeito do intérprete de Heitor, par de Lívia.

Os personagens viveram um amor adolescente, do qual nasceu Théo (Eike Duarte), que, quando a história começa, tem 11 anos e, depois da separação dos pais, vive com a mãe em Portugal.

É lá que se dá a ‘liga' do primeiro elemento imaginado pelo autor, durante temporada da peça Batalha de Arroz num Ringue pra Dois. "Reparei nas ruas tortuosas do Bairro Alto e comentei que daria um ótimo cenário para um filme", contou. Mas como se deu o pulo da terrinha para a China? "Conversei com alguns amigos sobre os países lusófonos e fiquei me perguntando se ainda falavam português em Macau, por exemplo", explica.

O elenco português é encabeçado pela terceira ponta do triângulo amoroso, o padeiro João, de Ricardo Pereira. O casal de tios que dirige a padaria na qual João vem trabalhar no Brasil é Belarmino (Joaquim Monchique) e Carminda (Carla Andrino). Maria Vieira, que fará Aurora, mãe do mocinho, é uma velha conhecida de Falabella. "Trabalhamos juntos na TV em Portugal e fiquei com ela na cabeça."

É Aurora que trará ao Brasil o pendrive no qual estão salvos os bilhões de euros que o misterioso Liu (Jui Huang) roubou da máfia. Sobre as histórias esquisitas, o autor explica. "Estou escrevendo novela, não o Globo Repórter, gente. Novela pode tudo: ter doença que não existe etc." Leona Cavalli, Ney Latorraca, o casal Maralanis e Edmar, são alguns que desempenham papéis bizarros: ela é uma cantora de restaurante sem nenhum talento e ele, seqüestrado pelas Farc por três anos, é dado como morto.

A repórter viajou a convite da emissora.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;