Economia Titulo
Copom considerou corte menor dos juros em outubro, diz ata
Do Diário OnLine
26/10/2006 | 09:25
Compartilhar notícia


Os integrantes do Copom (Comitê de Política Monetária), do Banco Central, chegaram a considerar uma queda menor dos juros na reunião deste mês, realizada na semana passada. Segundo a ata do encontro, divulgada nesta quinta-feira, a taxa Selic poderia ter caído 0,25 ponto percentual, e não 0,5 ponto, como ocorreu, para 13,75% ao ano.

Para justificar o possível corte de 0,25 ponto, o Copom afirma que é “relevante ressaltar, uma vez mais, que há defasagens importantes entre a implementação da política monetária e seus efeitos sobre o nível de atividade e sobre a inflação”.

Apesar disso, o comitê decidiu pela redução de 0,5 ponto por concluir que “resultaria em maior adequação das condições monetárias correntes à melhora significativa no cenário prospectivo para a inflação observada entre as reuniões de agosto e de outubro”.

Segundo a ata, a expansão do nível de emprego e da renda e o crescimento do crédito continuarão impulsionando a atividade econômica. A esses fatores devem ser acrescidos os efeitos causados pelo aumento do salário mínimo e dos impulsos fiscais.

No entanto, o Banco Central alerta que cortes menores de juros poderão ser adotados nas próximas reuniões. “O Copom entende que a preservação das importantes conquistas obtidas no combate à inflação e na manutenção do crescimento econômico, com geração de empregos e aumento da renda real, poderá demandar que a flexibilização adicional da política monetária seja conduzida com maior parcimônia”.

“Essa ponderação se torna ainda mais relevante quando se leva em conta que as próximas decisões de política monetária terão impactos concentrados em 2007”, completa o documento.

Projeções – Na ata, o Copom manteve a estimativa zero de aumento para a gasolina em 2006 e de 0,1% para o gás de cozinha.

Já as projeções para as tarifas de telefonia fixa e energia elétrica foram alteradas. A do telefone passou de –0,9% para –0,8%, enquanto a de luz caiu de 2,7% para 2,5%.

Em relação aos preços administrados (serviços públicos com tarifas reajustadas por contrato), a previsão permaneceu em 4,4%.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;