Internacional Titulo
Equipe francesa elabora novo composto contra a malária
Do Diário do Grande ABC
21/11/2000 | 12:38
Compartilhar notícia


Uma equipe francesa elaborou um novo tipo de composto contra a malária, as trioxaquinas, moléculas de síntese que, esperam os cientistas, permitirá que se supere a resistência à cloroquina, o medicamento mais usado contra a malária. Os resultados destas pesquisas, desenvolvidas em Toulouse (Sul da França), no laboratório de química do Centro Nacional Francês de Pesquisas Científicas (CNRS), sob a direçao de Bernard Meunier, foram patenteados por este estabelecimento e sao publicadas esta semana na revista especializada ChemBioChem.

As trioxaquinas contêm dois fragmentos distintos - aminoquinoleína e trioxan - ligados em uma molécula única, mas que atuam com mecanismos diferentes. Este método permite que se obtenha uma família de moléculas aparentemente muito ativas contra a malária, e isso em doses ínfimas. Os autores das pesquisas explicam que estes futuros remédios poderao permitir que se lute contra as formas de malária resistentes à cloroquina, responsáveis por numerosos casos mortais da doença.

O parasita responsável pelas formas graves de malária, o Plasmodium falciparum, desenvolveu há vários anos resistência à cloroquina, medicamento barato que foi eficaz durante mais de 40 anos. Transmitido pelos mosquitos, o parasita da malária invade os glóbulos vermelhos e, em 48 horas, aumenta várias vezes de tamanho. Se divide entao em 20 ou 30 novos parasitas, que, por sua vez, invadem outros glóbulos vermelhos.

Várias moléculas recentemente descobertas pareceram ser ativas contra o parasita, mas algumas apresentam uma toxicidade que tornam perigosa sua utilizaçao. Outras, sao extraídas de uma variedade de artemísia usada na medicina tradicional chinesa, o que torna seu abastecimento caro e aleatório, explicou o CNRS. Os primeiros resultados obtidos com as trioxaquinas sao promissores e uma nova empresa, a PALUMED, foi fundada em Toulouse para cuidar do desenvolvimento pré-clínico deste novo tipo de composto contra a malária, doença que afeta atualmente de 300 a 500 milhoes de pessoas no mundo e mata a cada ano de 1,5 milhao a 2,7 milhoes de pessoas, nove em cada 10 na Africa. Ela é a doença tropical de maior incidência no mundo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;