Cultura & Lazer Titulo
Diadema mistura blues com Bahia
Patrícia Vilani
Do Diário do Grande ABC
10/11/2001 | 17:44
Compartilhar notícia


  Diadema segue neste domingo com a programação que celebra o Mês da Consciência Negra. A atração do Centro Cultural Diadema será o músico Dinho Nascimento que, acompanhado por Jorge Marciano, sobe ao palco às 20h para um show instrumental gratuito.

Nascimento, vencedor do Prêmio Sharp de revelação da MPB em 1997, estreou com o álbum Berimbau Blues. O trabalho, além de composições próprias, traz uma versão de Banana Boat. Todo ele é uma mistura de blues e música baiana, uma característica incorporada por Nascimento.

“Fui criado na Bahia com caminhões tocando canções de Zequinha de Abreu, Jackson do Pandeiro e Pixinguinha em alto-falantes, e tento trazer esses grandes autores para a música de hoje, incorporando novos ritmos e instrumentos”, disse Nascimento em entrevista ao Diário em 1999.

Fã do berimbau – ele já confessou, certa vez, que esse instrumento é sua guitarra –, o compositor lançou seu segundo CD, Gongolô, para mostrar toda a sonoridade do berimbau. Entre as canções estão Querosene Blues e uma versão de Berimbau, de Baden Powell e Vinicius de Moraes. O repertório deste domingo promete ser um apanhado dos dois discos.

Os eventos envolvendo o Mês da Consciência Negra consistem em uma série de atividades como seminários, palestras, encontros e shows que acontecem até dia 25 deste mês. Diadema, sendo a quarta cidade do país em número de cidadãos negros segundo a Prefeitura local, pretende, assim, buscar alternativas para a elaboração de políticas públicas para o povo negro.

A prefeitura também colabora para o desenvolvimento de manifestações culturais populares como o samba, a capoeira, o maculelê, o candomblé, o afoxé, a dança afro e o hip hop.

Dinho Nascimento e Jorge Marciano – Show. Domingo, às 20h. No Centro Cultural Diadema – r. Graciosa, 300. Tel.: 4043-3983. Entrada franca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;