Internacional Titulo
Entidade pede a Blair que pressione Bush sobre Guantánamo
Da AFP
14/11/2003 | 08:50
Compartilhar notícia


O primeiro-ministro britânico, Tony Blair, deve insistir com o presidente americano, George W. Bush, para que os prisioneiros dos Estados Unidos em Guantánamo (Cuba) sejam tratados dentro do sistema legal e das convenções internacionais, disse nesta quinta-feira a Human Rights Watch (HRW). Bush visitará a Grã-Bretanha e se encontrará com Blair a partir da próxima terça-feira.

"Os presos (em Guantánamo) já estão detidos por tempo demais sem qualquer processo legal", disse Wendy Patten, diretora de assuntos legais da HRW. Os Estados Unidos mantêm nove cidadãos britânicos entre os 660 prisioneiros em Guantánamo. O governo Bush, porém, alega que os detidos, muitos capturados durante a guerra no Afeganistão, são todos combatentes inimigos.

A HRW destacou que o governo Bush "impediu audiências individuais para determinar a situação dos presos, como determina a III Convenção de Genebra". Na quarta-feira, Blair disse que os detidos britânicos em Guantánamo devem ser julgados ou enviados para casa, mas não revelou se tratará do tema durante a visita de Bush.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;