Cultura & Lazer Titulo
Diadema ganha primeiro circo escola da região
Por Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC
25/11/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


Diadema ganha nesta terça-feira o primeiro Circo Escola do Grande ABC (Avenida Afonso Monteiro da Cruz, 263), que será inaugurado a partir das 14h, no Jardim Inamar. A iniciativa ampliará o número de vagas para aulas circenses ministradas gratuitamente na cidade.

Atualmente, 200 alunos são atendidos nos centros culturais do município, que promovem cursos como malabares, perna-de-pau, trapézio e monociclo. Resultado da parceria entre a Secretaria de Cultura e o Grupo Tapias Voadores, o Circo Escola poderá atender, em princípio, outros 200 estudantes, entre crianças e jovens adultos.

A companhia custeou os equipamentos que compõem a estrutura, como a lona, luzes e o som. Em contrapartida, a Prefeitura cedeu o terreno e custeará a contratação dos professores e monitores das oficinas oferecidas.

"Essa iniciativa veio por conta de um trabalho já existente nos centros. Queremos oferecer a possibilidade de profissionalização a essas pessoas e para nós está sendo um grande orgulho", afirma a coordenadora pedagógica do Circo Escola, Viviane Tapia.

Desenvolvimento - Viviane ressalta que as aulas circenses têm importância significativa no desenvolvimento físico e motor das crianças, o que, segundo ela, explica o aumento da demanda e a valorização dessa forma de expressão artística em Diadema.

Ainda conforme a coordenadora, as inscrições para o Circo Escola serão abertas em fevereiro e as aulas começarão na primeira semana de março. "Queremos fazer quatro turmas com alunos de 7 a 14 anos e uma outra para adolescentes e adultos".

Todas as atividades serão gratuitas.

Estrutura - O Circo Escola ocupa 1.200 m² de área e possui quatro mastros, banheiros, escritório, picadeiro e cadeiras. O espetáculo de inauguração do local, com capacidade para acomodar 1.200 pessoas, contará com a presença de artistas profissionais de várias companhias, entre elas a do Circo Spacial, Circo Stankovich, Academia Brasileira de Circo, Circo Roda Brasil, além da participação do Grupo Tapias Voadores.

Ao lado da lona principal será montada uma tenda de 400 m² onde não faltarão atrativos para as crianças participantes das oficinas circenses realizadas nos centros e em escolas municipais. Haverá distribuição gratuita de balões, maçã do amor, pipoca, algodão doce e nariz de palhaço. Os estudantes também poderão realizar pintura facial.

Oficinas - As oficinas circenses são oferecidas há sete anos pela Prefeitura de Diadema. Ao todo, são cinco turmas, sendo uma voltada ao público jovem e adulto, e as demais destinadas para crianças com idades entre 7 e 12 anos.

Na proposta inicial, cada turma teria, no máximo, 25 alunos, mas com a popularização das oficinas e o aumento da demanda, esse número teve de ser ampliado. Ao final de cada ano, o ambiente de aula se transforma em um verdadeiro circo, com direito a picadeiro, apresentador e diversas fantasias.

Nessas ocasiões, os professores ajudam os alunos a montarem um espetáculo circense, em que cada um apresenta as habilidades desenvolvidas durante as aulas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;