Fechar
Publicidade

Quinta-Feira, 20 de Janeiro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

cultura@dgabc.com.br | 4435-8364

Jovens da música clássica

Divulgação  Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Prelúdio estreia mais uma edição hoje ao
12h com promessas de jovens artistas


Vanessa Ratti
Especial para o Diário

29/05/2016 | 06:36


 A partir dos anos de 1960, os famosos festivais da música brasileira consagraram Elis Regina, Edu Lobo, Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil e outros. Ao longo dos anos este papel passou a ser dos concursos musicais, que ganharam mais força na atualidade. Em meio a este período, em 2005, surgiu também Prelúdio, programa da TV Cultura que estreia hoje sua 11ª edição, às 12h, e revela artistas da música clássica com até 28 anos.
Na contramão dos principais ‘shows de talentos’ – Fama, The Voice Brasil, Super Star –, que dão chances à artistas da música pop e rock, o projeto é o único que dá visibilidade a artistas da música clássica. Além disso, oferece ao vencedor bolsa de estudo de três anos na prestigiada Academia Franz Liszt, em Budapeste, na Húngria.
“A ideia foi do Maestro e diretor artístico Júlio Medaglia. Depois de tanto tempo, temos boa audiência e público sólido, fora a oportunidade que damos para esses garotos”, conta o diretor do programa, José Roberto Walker. Ele ainda diz que muitos participantes de outras edições já têm carreira internacional. “Eles chegam por meio dos professores de músicas e depois do sucesso do Prelúdio, deslancharam”, completa Walker.
Ao todo, serão duas fases eliminatórias e mais duas semifinais, que contam com 50 participantes. Todas acontecem ao vivo no Teatro Franco Zampari (Praça Cel. Fernando Prestes) e a final, na Sala São Paulo (Praça Júlio Prestes, 16).
Entre os participantes desta edição está o flautista Jean Medeiros da Silva, 23 anos, que mora em São Bernardo. “Tenho me preparado todos os dias para a eliminatória. Estou com muita expectativa, já que sempre acompanhei”, diz.
Não é a primeira vez que o Grande ABC é representado em Prelúdio. Na final do programa no ano passado, participou o andreense Silas Falcão, 28. “O concurso me deu ânimo, coragem. Pensei que não podia chegar a lugar nenhum e fui finalista”, comenta.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;