Setecidades Titulo Serviço
São Caetano entrega 200 próteses dentárias
Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
08/11/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz


A Prefeitura de São Caetano entregou na manhã de ontem próteses dentárias totais (superiores e inferiores) a 200 munícipes. O evento ocorreu no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) Maria Domingas Robilota Torres. A iniciativa integra o pacote de ações do Programa Saúde Pra Você – Cuidar Para o Futuro, anunciado pelo prefeito Paulo Pinheiro (PMDB) em outubro. Com isso, foram zeradas as demandas reprimidas desse tipo na rede municipal.

A moradora da cidade Alice Machado, 64 anos, comemorou seu novo sorriso. “Esse programa reduziu muito o tempo de espera. Estou ansiosa para ver como a prótese vai ficar. Durante todo o processo fui muito bem atendida, e não paguei nada pelo serviço, o que é melhor. Estou muito agradecida.” A dona de casa também faz pela rede municipal todo os demais tratamentos dentários.

O motorista de carretas Vagner Sclave, 55, também recebeu sua prótese. “Fui orientado a retirar todos os (dentes) superiores. Espero me adaptar bem. Sei que no começo há certo estranhamento, mas isso tem sua recompensa, poderei sorrir à vontade, sem medo.”

Outro que saiu satisfeito do local foi o aposentado Waldemar Cândido do Nascimento, 74. “Trouxe minha autoestima de volta. Se fosse pagar pelo tratamento não seria tão bem atendido.”

O prefeito acredita que o sucesso da ação foi medido pelo grau de satisfação das pessoas contempladas. “Vemos a diferença no olhar delas, algumas dizem que rejuvenesceram, outras, que poderão sorrir e conversar sem medo, ou que terão condições de se alimentar melhor. Com certeza, com a saúde bucal em dia, as pessoas terão uma vida mais feliz.”

O secretário de Governo de São Caetano, Nilson Bonome, acrescenta que a saúde bucal também é um requisito que abre portas para aqueles que estão em busca de emprego. “As pessoas voltam a ter dignidade. Algumas, inclusive, acabam saindo de uma pré-depressão pelo fato de terem de volta o sorriso.”

O CEO de São Caetano (que atende os moradores das 7h às 21h, com horário marcado) entrega, mensalmente, cerca de 300 próteses. Com o mutirão, o número saltou para 500 unidades. Por mês, o centro realizada ainda 500 atendimentos, em média, todos com agendamento, explica o coordenador do local, o odontologista José Maurício Oliva.

As próteses entregues ontem não tiveram peso extra no orçamento mensal do centro de atendimento. “Essas 200 próteses estão incluídas no contrato que já temos com o laboratório que nos presta serviço. Utilizamos o saldo que tínhamos”, conta a coordenadora geral da ortodontia do município, Suzete Consulini.

Oliva orientou os pacientes sobre como devem fazer a higiene da prótese. “Não é preciso colocar força ao escovar, mas a limpeza é de extrema importância. Caso ela quebre por algum motivo, é necessário marcar consulta, nada de tentar colar com produtos mais fortes, pois pode danificá-la.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;