Esportes Titulo Rio de Janeiro
Moradora de São Caetano inaugura piscina olímpica no Rio

Destaque no Brasileiro de Masters de Natação, Cosma Souza elogia a reforma no Botafogo

Por Felipe Simões
Do Diário do Grande ABC
05/11/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


Pular da cama às 5h e só parar depois das 22h não são tarefas fáceis. Ainda mais para Cosma Maria de Souza. Com 70 anos, a paraense que mora em São Caetano tem fôlego de deixar muitos com inveja. Antes de ir trabalhar, das 9h às 19h, em escritório de advocacia na Capital, ela nada na piscina do Complexo Lauro Gomes cinco vezes por semana e, em dois dias, após o expediente, faz musculação na USCS (Universidade Municipal de São Caetano). Mas todo esse esforço não é só para manter a saúde – Cosma é uma das principais atletas de sua faixa etária. No 56º Campeonato Brasileiro de Masters, realizado no fim de semana no Rio de Janeiro, com 700 participantes de 70 cidades do Brasil e do Exterior, ela foi um dos destaques ao conquistar seis medalhas, sendo três de ouro, duas de prata e uma de bronze. De quebra, participou da reinauguração da piscina do Botafogo, onde os nadadores que participarão dos Jogos Olímpicos de 2016 treinarão antes das competições.

“A piscina está muito boa. A única coisa que falta é a proteção nos azulejos, acabamos escorregando na virada do nado de costas”, disse ela, que faturou seus três ouros nos 200 m, 100 m e 50 m da modalidade.

Sobre a Cidade Maravilhosa, Cosma conta que ainda existem muitas obras, principalmente na região do Parque Olímpico, na Barra da Tijuca. “O pessoal comenta que está atrasado e ainda falta muita coisa”, disse.

Se as medalhas estão em dia, o aspecto financeiro não anda bem. Para bancar os custos – a viagem ao Rio custou cerca de R$ 2.000 –, tomou um empréstimo no banco. “Agora vou correr atrás para pagar”, brincou ela, que disputará neste fim de semana a quinta etapa do Circuito Paulista de Masters de Natação, na Capital. Haja fôlego!




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;