Cultura & Lazer Titulo
Livro fala da importância do som no cinema
Por Patrícia Vilani
Do Diário do Grande ABC
23/11/2003 | 16:42
Compartilhar notícia


O Museu da Imagem e do Som (av. Europa, 158, São Paulo) abriga nesta segunda-feira, às 19h30, o lançamento do livro Som-Imagem no Cinema: A Experiência Alemã de Fritz Lang (Duas Cidades, 178 pág., R$ 20), de Luiz Adelmo, que será seguido pelo debate A Concepção Sonora no Cinema dos Anos 1990 Até o Presente, com participação dos mixadores José Luiz Sasso, renomado profissional da área no país, e Armando Torres Jr. (O Invasor e Lisbela e o Prisioneiro); dos editores Miriam Bidermann (Carandiru) e Roberto Ferraz (Lavoura Arcaica); e do professor da ECA-USP Eduardo Santos Mendes (Através da Janela). A entrada é franca e o auditório tem capacidade para 173 pessoas.

O tema é interessante para cinéfilos justamente por ser pouco abordado em língua portuguesa. O livro cita a eventual presença do som no cinema desde sua invenção, e resgata a atenção dedicada ao recurso por cineastas do período mudo e teóricos que, desde cedo, vislumbravam o papel do som em relação à imagem dentro de um filme.

A obra é centrada num dos períodos mais férteis da história cinematográfica, o expressionismo alemão dos anos 20. Apesar de ser conhecido por sua riqueza visual, é neste momento que se encontram dois exemplos para o assunto em questão: Metrópolis e M, o Vampiro de Düsseldorf. As duas produções dirigidas por Fritz Lang ilustram perfeitamente o potencial resultante da participação do elemento sonoro no conjunto da obra.

O autor é formado em Cinema pela ECA-USP, onde atualmente desenvolve doutorado na área de som. Trabalhou em filmes como O Homem que Copiava, de Jorge Furtado, Ilha Rá Tim Bum – O Martelo de Vulcano, de Eliane Fonseca, e Dois Perdidos numa Noite Suja, de José Joffily.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;