Economia Titulo
Trabalhador pode acessar saldo do FGTS na internet
Por
11/02/2008 | 07:07
Compartilhar notícia


Os trabalhadores que quiserem ter acesso ao saldo diário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) pela internet devem ir a uma agência da Caixa Econômica Federal para solicitar senha.

Segundo o banco, é preciso levar a Carteira de Trabalho ou de identidade e o número do PIS/Pasep.

Os trabalhadores que têm o Cartão do Cidadão, mas não cadastraram a senha, também devem ir a uma agência da Caixa com o cartão e a identidade ou Carteira de Trabalho e solicitar o cadastramento.

Depois de conseguir a senha, é necessário cadastrá-la no site da Caixa Econômica Federal.

Desde 31 de janeiro, o banco está com o site de consultas ao FGTS reformulado e com saldo atualizado diariamente, desde que as contas estejam com os dados cadastrais corretos. Segundo o gerente nacional de Pagamentos do FGTS da Caixa, Henrique José Santana, a idéia é dar segurança no acesso e permitir ao trabalhador acompanhar se são feitos os depósitos na conta.

A partir do momento em que o trabalhador tem o saldo do dia, potencializa a ação de ele ser o próprio fiscal da sua conta vinculada.

De acordo com Santana, outra mudança foi na base de contas disponíveis para a consulta, que aumentou de 80 milhões para 135 milhões. Além de acessar o saldo e extrato pela internet, o trabalhador recebe a cada dois meses os dados em casa. No site, é possível, inclusive, atualizar os dados cadastrais, como o endereço para receber correspondência.

Segundo a Caixa, a estimativa é de que, no mínimo, 34,5 milhões de trabalhadores estejam aptos a usar os serviços do FGTS na internet. Não é preciso ser correntista da Caixa para ter acesso ao serviço.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;