Internacional Titulo
Membros do Exército Vermelho sao presos no Japao
Do Diário do Grande ABC
18/03/2000 | 14:54
Compartilhar notícia


Quatro membros do Exército Vermelho do Japao, grupo clandestino acusado de ataques terroristas na década de 70, foram presos neste sábado, pouco depois de regressarem ao seu país.

Os quatro tinham sido deportados do Líbano, depois de cumprirem pena de prisao e foram detidos menos de uma hora depois que desembarcaram no aeroporto internacional de Tóquio.

O governo japonês há muito tempo pedira a extradiçao dos terroristas para que respondessem pelas acusaçoes de atentados em vários países, inclusive um tiroteio em um aeroporto israelense que deixou 24 mortos.

Depois de se recusar a repatriar Masao Adachi, 59 anos, Haruo Wako, 50 anos, Mariko Yamamoto, 58 anos, e Karuo Tohira, 46 anos, o Líbano os deportou sexta-feira para a Jordânia.

Em Ama, os quatro foram entregues a diplomatas japoneses, que os levaram de volta ao seu país.

Um quinto membro do grupo, também preso no Líbano, nao foi deportado depois de cumprir pena de três anos de prisao, como os outros quatro, por entrada ilegal no Líbano.

Kozo Okamoto, 51 anos, que estava preso em Israel, foi solto em uma troca de prisioneiros com os guerrilheiros palestinos em 1985. Ele foi acusado de participar do atentado que deixou 24 mortos no aeroporto israelense de Ben Gurion.

Okamoto recebeu asilo no Líbano por motivos de saúde, segundo comunicado do governo de Beirute, pois sofre de ``lesoes físicas e psicológicas que recebeu em prisoes israelenses'.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;