Internacional Titulo
Simpatizantes neonazistas protestam em Berlim
Do Diário OnLine
01/12/2001 | 13:32
Compartilhar notícia


Simpatizantes do partido neonazista realizaram neste sábado uma marcha pelas ruas de Berlim, na Alemanha. Cerca de quatro mil pessoas reuniram-se para protestar contra a exposição referente aos crimes de guerra cometidos pelo exército alemão na Segunda Guerra Mundial.

Policias acompanharam a marcha e impediram o agravamento de um conflito entre os simpatizantes neonazistas e os partidários de um grupo de esquerda em frente a uma sinagoga. Foram usados cassetetes e jatos d’água para conter a confusão.

Os manifestantes vestiam botas e jaquetas militares e carregavam faixas com os dizeres: ‘ Glória e Honra para os soldados alemães’ e ‘meu avô não era criminoso’.

Os líderes da comunidade judaica alemã organizaram também uma mobilização, reunindo as pessoas que mostraram-se contra ao fascismo.

Exposição ‘Crimes de Wehrmacht: a dimensão da guerra de extermínio’ expõe os crimes de guerra alemães. Ela irritou os grupos de direitas do país, pois mostra soldados comuns alemães cometendo atrocidades, enquanto apenas os soldados de elite de Hitler cometeram tais crimes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;