Memória Titulo
Elas constroem a Memória
Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
01/06/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Primeira segunda-feira do mês, dia de encontro da Comissão Memória dos núcleos de convivência da Terceira Idade da Associação dos Funcionários Públicos de São Bernardo – agora sob as bênçãos de tia Rita Zincaglia. Na coordenação, Irani. Da correspondente Célia, os aniversariantes de maio:

NOVA VIDA
Eunyce Pinto Pedroso, 5-5-1937, e Idalina Pereira Bigalli, 11-5-1930.

NOVA ERA
Irene Sarcodeli Casa, 2-5-1938; Neusa da Silva Genari, 4-5-1952; Maria Lidia Gandolfi, 10-5-1947; Elisabete Mergulhão, 28-5-1952; Rina Panighel Donadelli, 26-5-1940.

NOVA ESPERANÇA
Bruna Ribeiro, 7 de maio; Regina Célia Brossi, 10-5-1951; Nadir Zandonadi Bernardo, 20 de maio.

ALEGRIA
Maria Valdenice da Silva, 4-5-1947; Dirce Chagas Martins, 5-5-1948; Zélia da Silva Florêncio, 11 de maio; Terezinha Farias, 13 de maio; Ana Megeolaro, 19-5-1947; Eunice Aparecida Savordelli, 25-5-1938.

GIRASSOL
Inez Pereira da Costa, 5-5-1945; Maria Aparecida da Silva Guedes, 19-5-1949.

DEPOIMENTO
Das aniversariantes, a história de Regina Célia. Ela é paulistana e vive há 37 anos em São Bernardo.
Deste período, 32 anos foram dedicados à Educação no município, em período integral, como funcionária pública concursada.
O tempo foi passando e a aposentadoria chegou. Hoje me encontro realizada e planejando novos momentos e ideais para minha vida.
Um deles é o espaço em que vivo, permeado de otimismo, bem-estar, bate-papo, fofoquinhas, troca de energias positivas, cultura e passeios.
Tudo isso é algo mais encontro toda segunda-feira no grupo Nova Esperança. Valeu. Xô, tristeza. É só alegria

LIVRO NOVO
Na edição passada falamos de Manuel Filho, são-bernardense, autor de um livro belíssimo sobre a Praça Lauro Gomes. Batateiros da gema e os que vieram de fora devem conhecer a obra e se deliciar com histórias bem contemporâneas, vivenciadas por todos. Seria bem legal se Manuel proferisse uma palestra aos grupos de convivência da Associação.
“Esta é a história de várias histórias. Uma delas é a do escritor que dialoga e busca as raízes profundas e escondidas da história de sua cidade, São Bernardo, e de um lugar bastante significativo para a região, a Praça Lauro Gomes”.
Acessem: http://manuelfilho.wix.com/bancosdapraca#!download-do-livro/c1014

Diário há 30 anos

Sábado, 1º de junho de 1985 – ano 28, nº 5840
Manchete – Greve acaba na Volks com acordo. Ford ainda parada

São Caetano –Câmara aprova projeto do Executivo que isenta do pagamento do ISS as microempresas com faturamento anual de até 1.000 ORTNs.

Automóveis –Revendas VW têm novo sistema de venda. As 750 concessionárias associadas têm prazo de 60 dias para pagamento das unidades adquiridas, sem juro.

Literatura –Com a presença de 700 pessoas e da escritora Lygia Fagundes Telles é encerrada a Semana Livrespaço de Poesia, no Centro Cívico de Santo André.

Polícia –Derrame de dinheiro falsificado no Grande ABC.

News Seller há 50 anos

Domingo, 30 de maio de 1965 – ano 8, nº 369
MANCHETE –Apae de Santo André concede o título de Sócio Benemérito ao prefeito Fioravante Zampol.

Em 1° de junho de...

1860 –Decreto imperial autoriza o funcionamento da São Paulo Railway Company, empresa que construíria a estrada de ferro entre Santos e Jundiaí, cortando o Grande ABC.

1915 –Parte de Santos o vapor Principessa Mafalda, com 200 voluntários italianos residentes em São Paulo para combater na Europa. É o segundo navio com destino a guerra que sai do Brasil.
A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘a guerra italo-austriaca. A ação vitoriosa italiana na fronteira do Tirol e do Trentino’.

1930 –Prefeitura planeja urbanizar o Vale do Carapetuba, em Santo André, com a construção de uma avenida com duas pistas ao longo do canal até a Rua Campos Sales, no Centro. Em terreno particular seria construido o prédio do 2º Grupo Escolar e uma praça esportiva.

NOTA –Eram os primeiros passos para a abertura da Avenida Ramiro Colleoni, obra de fato realizada 40 anos depois. Idem do 2º Grupo Escolar, localizado entre a Vila Bastos e o Jardim Bela Vista.

1975 –Alvaro Nosé, secretário de Serviços Urbanos, vai à Curitiba em busca de sugestões para um bulevar em Santo André.

Dom Jorge Marcos de Oliveira, bispo diocesano, estimula embarques de peregrinos para as indulgências do ano santo em Roma.

Hoje
Dia Nacional da Imprensa

Santos do dia
São Bento. Século 17. Barro cozido e policromado.
Imagem faz parte da exposição “Barro Paulista: a tradição bandeirante do imaginário em barro cozido”. Em cartaz no Museu de Arte Sacra, Capital (Avenida Tiradentes, 676, bairro da Luz).

Religiosidade
Depoimento: Dalton Sala

São imagens para serem vistas. E são imagens de culto. Muitas pessoas vêm ao Museu de Arte Sacra não para observarem as imagens do ponto de vista estético, mas também do ponto de vista religiosos. É diferente de uma obra contemporânea, feita só para ser arte. Na verdade, (essas imagens expostas) nem foram feitas para ser arte.
Justino
Cândida
Herculano de Piegaro 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;