D+ Titulo
Sabores na grelha
Eliane de Souza
Do Diário do Grande ABC
07/12/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


Em tempos em que a alimentação saudável se tornou prioridade e o tempo para preparo das refeições tem sido cada vez mais reduzido, o grill se transformou em um eletrodoméstico mais do que indispensável na cozinha.

O aparelho não exige grandes habilidades culinárias e pode ser utilizado tanto para preparar sanduíches rápidos como pratos mais elaborados com carnes, vegetais grelhados e até sobremesas.

Além de garantir sabor agradável, alimentos grelhados não perdem nutrientes, retêm pouca gordura e ficam prontos rapidamente. O grill ganhou até livro de receitas: o Lean Mean Fat Reducing George Foreman Gilling Machine.

A publicação revela segredos sobre o preparo dos pratos. As carnes, por exemplo, quando colocadas no grill, ficam tostadas logo nos primeiros minutos. Esse processo garante barreira para manter o suco da carne, mantendo-a macia, principalmente por não ter sido exposta ao calor que poderia secá-la.

A culinarista Ana Maria Ruiz Tomazoni, de São Bernardo, dá dicas para um bom grelhado: escolha alimentos de tamanhos e texturas similares, prefira opções descongeladas, para evitar que cozinhem, não fure carnes para que não percam o suco, utilize caldo de legumes ou suco de frutas, peixes podem ser pincelados com azeite para não ressecar.

Carne Grelhada Asiática
(Lean Mean Fat Reducing Grilling Machine)
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 80 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Freezer: Não Microondas: Não
Ingredientes: 4 bifes de contrafilé (180 g cada); 1/2 xícara (chá) de molho shoyo; 2 dentes de alho amassados. 1 colher (sopa) de óleo vegetal; 1 colher (sopa) de vinagre de vinho branco; 1 colher (sopa) de açúcar mascavo; 1 colher (chá) de gengibre ralado; azeite para pincelar. Modo de preparo: Remova toda a gordura visível da carne e coloque-a em um refratário plano. Junte o molho shoyo, o alho, o óleo, o vinagre, o açúcar e o gengibre em uma tigela pequena e misture bem. Despeje essa mistura sobre a carne e aguarde pelo menos 1 hora. Pincele o grill com azeite e preaqueça por 5 minutos. Coloque os bifes e deixe grelhar por 5 ou 7 minutos ou conforme a sua preferência.

Grelhado de Carnes Exóticas
(Ana Maria Ruiz Tomazoni)
Rendimento: 5 porções
Tempo de preparo: 30 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Freezer: Não Microondas: Não.
Ingredientes: 1 kg de filé de jacaré;
Sal e pimenta moída na hora (a gosto); 3 colheres (sopa) de azeite de oliva
Molho: 1 xícara (chá) de açúcar mascavo; 4 colheres (sopa) de molho de soja; 1 colher (sobremesa) de gengibre ralado; 1 xícara (chá) de água e pimenta a gosto. Modo de Preparo: Tempere o file de jacaré com sal e azeite. Deixe aquecer a grelha ou a chapa bem quente e coloque o filé. Deixe por 2 a 3 minutos até dourar. Regue com uma colher de azeite, vire o filé do outro lado, deixe dourar e sirva quente com o molho. Molho - Caramelize o açúcar mascavo, coloque a água, o gengibre e deixe ferver até desmanchar o açúcar. Acrescente o molho de soja e as pimentas, deixe reduzir e sirva com o filé grelhado de jacaré ou outras carnes brancas.

Filé de Salmão Tailandês
(Lean Mean Fat Reducing Grilling Machine)
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 30 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Freezer: Não Microondas: Não
Ingredientes: 1 colher (chá) de vinagre de arroz; 2 colheres (sopa) de molho shoyo; 1/4 de xícara (chá) de mel; 2 colheres (sopa) de mostarda; 2 colheres (sopa) de salsinha fresca bem picada; 4 filés de salmão (180 g cada), azeite para pincelar. Modo de preparo: Em uma panela pequena, junte o vinagre, o molho shoyo, o mel, a mostarda e a salsinha. Cozinhe em fogo brando por 5 minutos. Pincele o grill com azeite e preaqueça por 5 minutos. Coloque os filés e cubra cada um com uma colher cheia de molho tailandês. Deixe grelhar por 3 a 5 minutos ou até que as escamas soltem facilmente.

Atum com Laranja
(Lean Mean Fat Reducing Grilling Machine)
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 20 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Freezer: Não Microondas: Não
Ingredientes: 4 postas de atum (180 g cada); 1 laranja fresca; 1 colher (chá) de salsinha fresca bem picada; 1/2 colher (chá) de sal; 1/4 de colher (chá) de pimenta-do-reino em pó; azeite para pincelar. Modo de preparo: Descasque e corte a laranja em gomos de 1 cm. Coloque o atum no grill e salpique cada posta com a salsinha, o sal e a pimenta. Cubra com a laranja. Deixe grelhar por 4 a 6 minutos. Retire as fatias de laranja e sirva.

Berinjela Grelhada à Moda Siciliana
(Lean Mean Fat Reducing Grilling Machine)
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 40 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Freezer: Não Microondas: Não
Ingredientes: 1 berinjela média; 1 colher (chá) de pimenta-do-reino; 250 g de molho de tomate; 1/2 xícara (chá) de tomate fresco cortado em cubos; 1 colher (chá) de alho amassado; 1 colher (chá) de pimenta-do-reino; 1/2 colher (chá) de sal; 2 colheres (sopa) de queijo ralado; azeite para pincelar. Modo de preparo: Lave, descasque e corte a berinjela em fatias de 1,5 cm de espessura. Salpique-as com pimenta. Em uma panela pequena, junte o molho de tomate, o tomate, o alho, a salsinha, a pimenta e o sal. Cozinhe em fogo brando por 10 minutos. Pincele o grill com azeite e preaqueça por 5 minutos. Coloque as fatias de berinjela em uma única camada e aguarde até que fiquem tenras (aproximadamente 8 a 9 minutos). Disponha as berinjelas em uma travessa e repita o procedimento com as fatias restantes. Quando todas estiverem grelhadas, cubra delicadamente com o molho e polvilhe com queijo ralado.

Maçãs Grelhadas com Nozes
(Lean Mean Fat Reducing Grilling Machine)
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 20 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Freezer: Não Microondas: Não
Ingredientes: 2 maçãs pequenas; 1/4 de xícara (chá) de mel; 1 colher (sopa) de nozes picadas; 1 colher (sopa) de açúcar mascavo; azeite para pincelar. Modo de preparo: Descasque, corte as maçãs ao meio, na vertical, e remova o centro. Dentro de cada metade da maçã, coloque uma colher (sopa) de mel. Espalhe uma colher (chá) de nozes picadas sobre o mel e polvilhe as maçãs com açúcar mascavo. Pincele o grill com azeite e preaqueça por 5 minutos. Coloque as maçãs e deixe grelhar por 6 a 8 minutos ou até que estejam tenras e aquecidas. Acompanhe cuidadosamente o processo para que as maçãs não queimem. Sirva com 1 bola de sorvete de baunilha por cima, se desejar.

Frutas Grelhadas com Flan de Chocolate
(Ana Maria Ruiz Tomazoni)
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 30 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Freezer: Não Microondas: Sim
Ingredientes: 1 manga Adem em fatias; 1 pêra em fatias; 200 g de chocolate branco derretido; 2 xícaras (chá) de chantilly batido; 1 colher (sopa) de gelatina incolor; 1/2 xícara (chá) de água. Coulli - 2 xícaras (chá) de morangos picados; 3 colheres (sopa) de açúcar; 1 colher (sopa) de suco de limão. Modo de preparo: Aqueça a grelha ou frigideira de ferro por cinco minutos e coloque as frutas até dourarem. Reserve. Hidrate a gelatina com a água fria, leve ao microondas por 20 segundos. Misture a gelatina hidratada com o chocolate derretido e o chantilly e disponha sobre as frutas grelhadas. Regue com coulli. Coulli - Leve ao fogo o morango, o açúcar e o suco de limão. Deixe ferver por 5 minutos. Regue a sobremesa.

Rabanada Light
(Lean Mean Fat Reducing Grilling Machine)
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 40 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Freezer: Não Microondas: Não
Ingredientes: 4 fatias de pão francês amanhecido, com cerca de 3 cm de espessura; 1/4 de xícara (chá) de leite; 2 ovos ligeiramente batidos; 3 colheres (sopa) de açúcar, 1 colher (sobremesa) de canela em pó; margarina para pincelar. Modo de preparo: Pincele o grill com a margarina e preaqueça por 5 minutos. Despeje o leite em um prato fundo. Em outro, coloque os ovos batidos e, em um terceiro, o açúcar e a canela bem misturados. Embeba as fatias de pão no leite, em seguida passe rapidamente no ovo e polvilhe com o açúçar misturado à canela. Coloque no grill por 3 minutos. Retire, passe no açúcar com canela e sirva imediatamente. Se quiser, acompanhe com uma bola de sorvete de creme.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;