Automóveis Titulo
1938 S é a novidade da Mercedes
Por Cibele Gandolpho
Da Redaçao
10/11/1999 | 12:47
Compartilhar notícia


A Mercedes-Benz trouxe algumas novidades em caminhoes para a 12ª ediçao da Fenatran 99 (Feira Nacional do Transporte), que termina na próxima sexta-feira no Pavilhao de Exposiçoes do Anhembi, em Sao Paulo. O destaque da montadora fica por conta do 1938 S, o primeiro extrapesado com cabine avançada da Mercedes.

O 1938 S está sendo produzido na unidade de Sao Bernardo e estará no mercado em fevereiro do próximo ano. O modelo possui motorizaçao eletrônica, traçao 4x2 e pesa 45 toneladas. Como itens de série, o caminhao oferece algumas novidades que, até entao, nao faziam parte de outras versoes, como ar-condicionado e aquecimento, coluna de direçao regulável, sistema de manutençao inteligente, piloto automático, retrovisores com regulagem elétrica, trava nas portas com controle remoto, beliche, entre outros.

Dotada de teto extra alto, a cabine avançada do 1938 S também é basculante. De acordo com Ben van Schaik, presidente da Mercedes-Benz do Brasil, a partir da cabine produzida na Alemanha foi desenvolvido um projeto orientado às condiçoes brasileiras de rodagem.

A cabine avançada do 1938 S possui mais facilidade de acesso ao seu interior. A porta do motorista pode se abrir por controle remoto a distância. "Este é o primeiro caminhao extrapesado nacional que conta com este recurso", disse. Com 1,92 m de altura, a cabine permite maior liberdade de movimento aos ocupantes, favorecida também pela baixa altura do motor. Além disso, a cabine é dotada de iluminaçao individual sobre cada porta. Um sistema de diagnóstico de falhas checa os principais problemas do veículo.

Segundo van Schaik, a estrutura da cabine é importada mas, a partir dos próximos anos, ela será totalmente nacionalizada. O modelo do 1938 S recebeu algumas modificaçoes para atender às leis brasileiras de segurança de veículos, como luzes, pára-choques, grade frontal e estribos.

O modelo 1938 S vem equipado com a nova geraçao de motores eletrônicos OM-457 LA, que reduz custos operacionais e tem baixa emissao de poluentes ao meio ambiente. O caminhao possui ainda freios a disco nas quatro rodas e também a válvula ALB que, em caso de necessidade de frear bruscamente, oferece uma frenagem mais equilibrada, já que divide a porcentagem de atuaçao sobre os eixos dianteiro e traseiro em funçao da inclinaçao do chassi.

No que diz respeito ao preço, Roberto Bógus, diretor de vendas da Mercedes-Benz, afirma que o valor ficará na mesma faixa de seus concorrentes.

Bógus explica que a Mercedes espera um crescimento de 2% ao ano com a venda de caminhoes extrapesados com cabine avançada. Atualmente, a cabine avançada representa cerca de 30% das vendas totais deste mercado, sendo os outros 70% de veículos com cabine semi-avançada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;