Política Titulo
PSDB foca em candidaturas próprias para 2012
Cynthia Tavares
Especial para o Diário
20/01/2011 | 07:11
Compartilhar notícia


A um ano e sete meses do início da disputa eleitoral, o PSDB começou articulação necessária para garantir candidaturas na maioria das cidades do Grande ABC. A orientação da executiva estadual é que todos os diretórios situados em municípios com mais de 100 mil habitantes tenham candidatos majoritários.

Em Ribeirão Pires, o coordenador regional da sigla, Cezar de Carvalho, colocou seu nome à disposição para concorrer ao Paço em 2012. "A possibilidade é real. O PSDB precisa de alguém na cidade", afirmou.

Carvalho iniciou conversas com a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) no município e partidos como PV, PSB e PR. "Estive com o presidente da Câmara (Gérson Constantino, PV)", lembrou.

O prefeito Clóvis Volpi (PV) - que não pode mais se reeleger - também foi procurado pelo tucano. "Ele tem o grupo político dele, com outros nomes que tentam se articular. Ficou acertado que mais para frente iremos conversar", pontuou Carvalho.

 

OUTRAS CIDADES

Em Santo André, os nomes dos vereadores tucanos Paulinho Serra e Marcelo Chehade são ventilados nos bastidores como pré-candidatos. Nesta semana, o partido chegou a recusar secretaria no governo Aidan Ravin (PTB) - o objetivo é desatrelar, aos poucos, a sigla da atual administração.

Disputa acirrada será na cidade de São Bernardo. O ex-prefeito William Dib (PSDB) cogita retornar à Prefeitura. Por outro lado, o deputado estadual Orlando Morando (PSDB) - que perdeu a disputa para Luiz Marinho (PT) em 2008 - não desistiu de ser chefe do Executivo.

Esse mesmo clima encontra-se no diretório de Diadema. Há dois grupos querendo indicar o candidato, que terá como missão quebrar a hegemonia de dez anos do PT. Militantes ligados ao deputado estadual José Augusto (PSDB) desejam ter Maredite Maria Aparecida como cabeça de chapa. O vereador Lauro Michels (PSDB) pretende apostar na sua tradição familiar para angariar apoio dentro da legenda.

Enquanto cidades sofrem com a disputa interna, outras ainda se articulam para escolher representante.É o caso de Mauá. O PSDB não possui nome forte para desbancar o prefeito Oswaldo Dias (PT). O vereador e presidente tucano no município, Adimar José Silva, o Edimar da Reciclagem (PSDB), pode ser o escolhido. "Se não tiver ninguém, vou para a disputa", garantiu.

Em Rio Grande da Serra, única cidade do Grande ABC com menos de 100 mil habitantes - população é de 40 mil - o prefeito, Adler Kiko Teixeira (PSDB), deve indicar o titular da Pasta de Obras, Gabriel Maranhão.

São Caetano caminha para ser excessão à regra. O PSDB faz parte da base governista e dificilmente lançará candidato próprio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;