Internacional Titulo
Rússia diz que tomará Grozny em dez dias
Por Do Diário do Grande ABC
28/12/1999 | 10:20
Compartilhar notícia


"A tomada de Grozny é uma questao de dias, de sete a dez dias." A declaraçao foi dada nesta terça-feira pelo número dois do Estado Maior russo, Valeri Manilov, durante uma coletiva de imprensa, em Moscou.

Em seguida, o general Manilov disse que as forças russas têm como previsao acabar com os rebeldes, no mais tardar, no final de março, e que precisarao de outros três meses para se acabar com os grupos armados dispersos.

Segundo o governo russo, 1,5 mil combatentes chechenos ainda estao em Grozny e entre sete e oito mil recuaram para as montanhas do Sul.

Comandantes russos disseram nesta terça-feira que sua ofensiva para capturar Grozny, a capital da Chechênia, chegara a um ponto decisivo. Entretanto, havia poucos indícios de que as tropas federais estivessem perto de tomar a destruída cidade.

O ministro da Defesa, Igor Sergeyev, informou que tropas russas e milicianos chechenos haviam ocupado os subúrbios de Grozny e avançavam em direçao ao centro a partir de todos os bairros. Ele reconheceu que as tropas enfrentavam uma 'feroz resistência', mas que haviam conseguido mudar drasticamente a situaçao na cidade.

O ministro, porém, nao deu detalhes que pudessem sustentar suas afirmaçoes de que suas forças teriam conseguido penetrar nas defesas dos rebeldes chechenos.

Ao mesmo tempo, Sergeyev descartou um assalto à cidade com unidades de infantaria, assinalando que a Rússia nao poderia se arriscar a sofrer fortes baixas como as que teve na guerra chechena de 1994-1996, e que terminou com uma humilhante derrota para Moscou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;