Setecidades Titulo
Rede municipal ganha primeiro mamógrafo
Por Vanessa Fajardo
Do Diário do Grande ABC
30/10/2008 | 07:08
Compartilhar notícia
Ari Paleta/DGABC


O Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein terá, a partir de segunda-feira, um mamógrafo. Será o quarto aparelho disponível à população, mas o primeiro da rede municipal de saúde. O equipamento terá capacidade para realizar 1.000 exames mensais.

Pacientes da rede pública com indicação para o procedimento poderão ser atendidas mesmo sem o pedido médico. "O mamógrafo completou nosso ambulatório de mastologia. Além de receber a demanda da rede, com ele o acompanhamento pós-cirúrgico será mais ágil", conta Gilberto Palma, ginecologista e diretor médico do Hospital da Mulher.

A Prefeitura informou que atualmente não há fila de espera para o exame na rede pública, por isso a meta é estimular a procura pelo serviço. "Queremos contribuir com redução da incidência e mortalidade do câncer de mama", explica Jairo Georgetti, superintendente do Hospital da Mulher. Georgetti acredita que, por falta de informação, muitas pacientes deixam de procurar pela mamografia, exame imprescindível ao diagnóstico precoce do câncer mamário. As mulheres com mais de 40 anos devem realizá-lo pelo menos uma vez ao ano. Quem possui antecedentes da doença na família, precisa iniciar a rotina após os 35 anos.

Além do aparelho no Hospital da Mulher, Santo André possui um mamógrafo gerenciado pela Fundação do ABC e convênio para utilizar o equipamento do Centro Radiológico Andreense, além do atendimento feito no Hospital Estadual Mário Covas. No total, no ano passado, foram realizados pela Fundação e Centro Radiológico cerca de 900 mamografias por mês. Em 2007, o Hospital Mário Covas fez 9.364 exames, que incluem pacientes de todas as cidades do Grande ABC.

O Hospital da Mulher fica na Rua América do Sul, 285, Parque Novo Oratório, Santo André. O telefone é 4478-5000.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;