Setecidades Titulo Segurança
Polícia Militar põe mais 410 soldados nas ruas da região

São Bernardo é a cidade que receberá o maior número, com 150 homens

Por Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
19/11/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


A região recebeu ontem 410 novos soldados da Polícia Militar para o patrulhamento territorial. Desse total, 320 são recém-formados no curso de preparação de policiais, enquanto o restante foi remanejado de funções administrativas. Com o aumento, a região passa a ser atendida por 4.000 policiais militares.

O comandante da corporação no Grande ABC, coronel Roberval França, explica que o número é suficiente para os sete municípios. "Se somarmos os bombeiros e as polícias Ambiental e Rodoviária, chegamos a 5.000 pessoas. Esse número representa 5% do total do contingente no Estado e vai permitir grande impacto para a segurança na região."

A cidade que receberá maior número de militares será São Bernardo, com 150. Em seguida vêm Santo André, com 115, São Caetano, com 70, e Diadema, com 68. O restante será destinado aos batalhões de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. De acordo com Roberbal, 17 critérios técnicos foram levados em conta para definir o destino dos militares. "Foi levado em conta a incidência criminal, a expansão da atividade econômica, o boom imobiliário, entre outros itens."

Além da chegada dos novos soldados, foi anunciada a aposentadoria de três oficiais, os tenentes-coronéis Paulo Roberto Cicereli, Antônio David Vela e Mario Roberto Camargo, que atuavam como chefe de Estado Maior da Polícia Militar na região e comandantes de batalhões em São Bernardo e Santo André, respectivamente. Ainda não foram definidos os substitutos. "Eles serão substituídos por majores da região, que serão preparados e, em breve, promovidos a tenentes-coronéis", explica Roberval.

MOTOS

A Prefeitura de Santo André entregou à Polícia Militar oito novas motos, que foram adquiridas por meio de convênio de trânsito com a corporação.

Governo faz teste com câmeras em viaturas na região

Nova tecnologia está sendo testada pela Polícia Militar em três viaturas da região. Trata-se da instalação de câmeras nos veículos, que permitem a transmissão de imagens em tempo real à Central de Operações. Em cada guarnição, foram instaladas duas filmadoras, uma na parte dianteira e outra na traseira.

O comandante da Polícia Militar no Grande ABC, coronel Roberval França, afirmou que o governador Geraldo Alckmin (PSDB) deve anunciar na próxima semana a extensão do projeto para todo o Estado. Roberval acrescentou que a intenção é aumentar de duas para seis câmeras em cada viatura, sendo duas internas. "Elas vão ajudar na tomada de decisões, além de mostrar eventuais ataques às viaturas e fiscalizar a conduta dos policiais", acrescentou. Para a compra, haverá a necessidade de licitação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;