Cultura & Lazer Titulo Artes plásticas
Padrões revelados
em fotografias

A Galeria Vila Nova recebe mostra gratuita com obras de Flavia Vazzoler

Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
20/05/2013 | 07:02
Compartilhar notícia
Divulgação


Os padrões que surgem em meio a todo o tipo de universo chamaram a atenção da jornalista e artista plástica paulistana Zaida Siqueira. A partir do fim dos ano 1990, ela seguiu em jornada socioantropológica e cultural atrás de elementos sequenciais que, na verdade, revelaram ter importância maior do que uma simples coincidência.
Os registros feitos pelo Brasil e pelo mundo resultaram em livro especial lançado originalmente em 2006 e que agora fará parte da programação cultural do MuBE (Museu Brasileiro da Escultura), em São Paulo. A mostra 'Padrões' entra em cartaz hoje à noite, em vernissage especial a partir das 19h, e segue em visitação gratuita até dia 7 de julho.

As pesquisas de Zaida tentam traduzir em imagens um estranho poder energético e simbólico. Não ficaram de fora da atenção de sua lente geometrias de azulejos de fachadas, detalhes de tecelagem e desenhos da pintura corporal que fazem parte do cotidiano dos índios da etnia Yawanawa, de Minas Gerais.

Além das fotografias, a exposição será complementada por 15 esculturas de Heloísa Nilo, que se inspirou no tema de padrões para dar forma a teias de aranha e mandalas, entre outras obras. Textos sobre geometria sagrada e fractais buscam orientar o público durante o passeio. A curadoria é assinada pela antropóloga Maria Lúcia Fontes.

Padrões - Exposição. A partir de hoje, às 19h. No MuBE (Museu Brasileiro da Escultura) - Avenida Europa, 218, São Paulo. Tel.: 2594-2601. Ter. a dom., das 10h às 19h. Grátis. Até 7 de julho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;