Política Titulo
Vereadora quer restringir horário em Diadema
Gislayne Jacinto
Do Diário do Grande ABC
09/11/2001 | 00:21
Compartilhar notícia


A vereadora Maridite Cristóvão de Oliveira (PPS) começou a articulação para aprovar o seu projeto que disciplina o horário de funcionamento dos bares e similares de Diadema das 6h às 23h. Quinta, o Comandante da Guarda Municipal de Barueri, Miguel Ribeiro da Silva, falou aos vereadores sobre os resultados obtidos no município após a aprovação de um projeto semelhante.

Silva afirmou que, em 1998, Barueri tinha 169 homicídios e depois da aprovação da lei, a criminalidade caiu. “Hoje há 60 homicídios. É uma média de cinco por mês”, disse.

O comandante acrescentou que outras cidades vizinhas – Jandira, Osasco, Itapevi e Santana do Parnaíba – aprovaram a mesma medida e também obtiveram resultados positivos.

Segundo ele, a incumbência de fiscalizar o funcionamento dos bares é da Guarda Municipal, que tem um efetivo de 500 homens. “Com o fechamento dos bares após as 23h, foi possível também diminuir os acidentes de trânsito”. Ele afirmou que, por meio de levantamento, o município detectou que 93% dos moradores aceitaram a lei.

Alguns vereadores de Diadema se posicionaram ontem com precaução. O vereador João Gualberto (PL) disse que Diadema tem 199 favelas e, portanto, a fiscalização dos bares é mais difícil.

A vereadora Maridite disse que tudo depende do apoio da população e a união de todos na aplicação da lei. “Os Consegs (Conselhos de Segurança) já se comprometeram a ajudar. As polícias civil e militar também querem trabalhar juntas”, disse.

Diadema é a quinta cidade mais violenta do Brasil e a vereadora acha que seu projeto pode diminuir o índice de criminalidade. De acordo com a parlamentar, muitos homicídios acontecem por causas fúteis. “90% têm a ver com uso de bebida alcoólica”.

Carlos Caviúna (sem partido) disse que é possível melhorar a proposta. Para ele, o projeto deve ser assinado pelos 21 vereadores.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;