Setecidades Titulo Solidariedade
Festa arrecada fundos para projeto social de São Bernardo

Evento no dia 29 e vai reunir apresentações artísticas, expositores e praça de alimentação

Aline Melo
Do Diário do Grande ABC
20/05/2022 | 00:01
Compartilhar notícia
Divulgação


A insitituição Mboatar (leia-se Mimboatar), que em tupi-guarani significa “fazer caminhar”, promove dia 29 de maio a Festa Livre Mística Aila. O evento, que acontece no Clube do Zodíaco, em Santo André (Rua Capricórnio, 125, Vila Guiomar), visa angariar fundos para a manutenção e a ampliação dos projetos desenvolvidos há cerca de uma década pela instituição.

Formalmente transformada em ONG (Organização Não Governamental) há três anos, o Mboatar oferta aulas de teatro, balé, jazz, circo, capoeira, sagrado feminino, dança cigana e dança do ventre, entre outras atividades, para pessoas a partir dos 2 anos. As aulas ocorrem no espaço cultural Mboé (mimboe, também do tupi-guarani, significa “ensinando”), para alunos pagantes (valor social) e não pagantes, mas a instituição se recupera das perdas de participantes que deixaram as aulas durante a pandemia de Covid-19.

A fundadora e responsável pela ONG, a artista Lou Vieira, 58 anos, explica que atualmente, entre alunos pagantes e não pagantes, são atendidas 50 pessoas. Antes da pandemia, eram mais de 200. A instituição também distribui cestas básicas e itens de higiene em comunidades carentes de todo o Grande ABC, além de manter programa de aulas de costura para mulheres vítimas de violência doméstica, seja ela física, emocional ou patrimonial.

Lou explica que nesse trabalho com as mulheres, o foco não é fazer denúncias, mas, sim, trabalhar o fortalecimento da autoestima e o empoderamento das participantes. “Não adianta a gente ficar batendo na tecla que essa mulher precisa se separar, precisa denunciar, porque se ela não se sentir preparada para isso, ela foge da instituição”, explicou.

A festa vai contar com apresentações musicais de artistas como o grupo de música cigana Guardiões da Noite do Oriente, o grupo de dança Yalla Shabab, a banda de rock Big Bad Wolf, Mboé Cia de Dança, Grupo Aila, oficinas circenses (algumas pagas e outras gratuitas) com a trupe do Milcircolartes, entre muitas outras atividades.

O dinheiro arrecadado também será utilizado para confecção de ao menos dois equipamentos que são conhecidos como parapodium ou cadeirão, estruturas que propiciam a pessoas sem mobilidade a ficar de pé. O objetivo é comprar os materiais para que parceiro da ONG produza os equipamentos, que serão doados para famílias carentes.

Os ingressos da festa custam R$ 15 individual e R$ 20 para casais. Crianças até 12 anos não pagam. Mais informações sobre o evento e ingressos pelo telefone 99372-4086 O Mboé Espaço Cultural fica na Rua Araraquara, 529, Jordanópolis, em São Bernardo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;