Setecidades Titulo Coronavírus
Surto de Covid-19 suspende aulas em escola de Sto.André

Unidade da rede estadual confirmou ao menos 18 casos nos últimos dias e atividades serão remotas até amanhã

Aline Melo
Renan Soares
Da Redação
19/05/2022 | 00:01
Compartilhar notícia
Reprodução


As aulas presenciais na EE (Escola Estadual) Educador Pedro Cia, no Parque Miami, em Santo André, estão suspensas pelo menos até o fim desta semana devido a um surto de Covid-19. Segundo relatos de pais e funcionários, no domingo ao menos três casos foram confirmados entre integrantes da comunidade escolar. Na segunda-feira foram realizados testes de farmácia que apontaram novas contaminações, mas as aulas foram suspensas apenas na terça-feira. Ao menos 18 pessoas estão contaminadas, sendo dez da equipe de trabalhadores da escola (professores e funcionários) e oito alunos. A unidade atende apenas estudantes do ensino médio.

Os relatos aos quais o Diário teve acesso dão conta que, apesar de na segunda-feira já haver conhecimento sobre pelo menos três casos, as atividades presenciais foram mantidas por dois dias inteiros. A escola funciona das 8h às 17h. Apenas na tarde de terça-feira, bem próximo ao horário da saída, é que a DE (Diretoria de Ensino) de Santo André teria orientado pela retomada das aulas remotas até o fim desta semana. Funcionários destacaram que a direção da unidade escolar tem se empenhado para lidar com a situação da melhor forma, mas acusam a DE de não prestar o apoio adequado.

A subsede de Santo André da Apeoesp (Associação dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) informou que acompanha o caso desde ontem e que comunicou a vigilância sanitária do município para que fossem tomadas as devidas providências. A Seduc (Secretaria da Educação) do Estado informou, em nota, que a vigilância epidemiológica municipal foi notificada e a mesma orientou as medidas a serem tomadas deste caso especificamente, dentre elas a suspensão das aulas até amanhã. A pasta destacou que os estudantes seguem com aulas remotas via Centro de Mídias de São Paulo, sem prejuízo para o aprendizado.

O comunicado destacou que em todas as escolas da rede estadual, se houver caso de estudante ou professor suspeito (com dois ou mais sintomas) ou confirmado para Covid-19, estes devem permanecer em isolamento por sete dias. Se os sintomas persistirem, deve-se permanecer em isolamento até o décimo dia.

A Seduc informou ainda que as aulas presenciais seguem todos os protocolos de segurança definidos pela Comissão Médica da Educação de São Paulo. “Os números de notificados pelas escolas podem ser conferidos no Simed (Sistema de Informação e Monitoramento da Educação para Covid-19)”, completou a nota. A pasta reconheceu, no entanto, que os números levam um tempo longo para serem atualizados, porque passam pela Secretaria de Saúde. A Prefeitura de Santo André informou que tem conhecimento sobre a situação e que a escola está sob monitoramento epidemiológico e sanitário.

A Apeoesp também explicou que ao menos cinco casos de Covid foram confirmados na EE Senador João Galeão Carvalhal, na Vila Bastos, em Santo André. A Seduc confirmou os casos e explicou que as pessoas contaminadas foram afastadas das atividades presenciais. Os alunos infectados seguirão com aulas remotas e os outros estudantes seguem com atividades na unidade escolar, seguindo os protocolos sanitários. Também neste caso, explicou a pasta, a vigilância sanitária do município foi informada.

AUMENTO NOS CASOS

O Diário mostrou na edição de ontem que os casos de Covid no Grande ABC registraram alta de 61% na última semana. A região tem, até o momento, 350.813 infectadoss e 11.298 óbitos por causa da doença. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;