Setecidades Titulo Corrente do bem
Santo André inicia campanhas solidárias com
doação de 50 mil itens de inverno

Fundo Social e Prefeitura lançam ações para fortalecer atendimento a moradores em situação de vulnerabilidade

Joyce Cunha
Da Redação
18/05/2022 | 17:52
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


A frente fria chegou antes do previsto e os termômetros já registram queda brusca das temperaturas na região. Em Santo André, a Prefeitura e o Fundo Social de Solidariedade estão reforçando ações permanentes - realizadas durante todo o ano - para garantir o atendimento à população de rua e aos 50 mil moradores assistidos por 117 entidades sociais da cidade. 

Foi lançada hoje a campanha Santo André Solidária 2022, ação que arrecada agasalhos, cobertores, peças de vestuário e itens em bom estado de conservação para distribuição às famílias em situação de vulnerabilidade. Para abrir a temporada solidária do ano, 20 entidades cadastradas no Fundo Social receberam doação de 50 mil itens que serão utilizados em diferentes projetos na cidade. 

O prefeito Paulo Serra (PSDB) participou do lançamento da campanha e ressaltou os esforços do município para o enfrentamento de períodos de dificuldades, como foi a pandemia e agora a chegada de inverno rigoroso. “Santo André está preparada e não faltará agasalho para nenhum morador que precisar. A cidade tem respondido sempre acolhendo nossa gente, oferecendo o que já de melhor, cuidando e trabalhando para melhorar a vida das pessoas”, declarou. 

Em sistema drive-thru, as instituições retiraram kits com donativos, incluindo cobertores, agasalhos, toalhas, entre outras contribuições. A associação Anjos da Rua, fundada em março de 2020 – início da pandemia do coronavírus -, está entre as primeiras entidades contempladas pela campanha Santo André Solidária. 

“As doações fazem a diferença, porque a gente consegue aqui, com o Fundo Social, itens que não temos para doar aos moradores, como agasalhos, mantas e cobertores. Isso complementa as doações recebidas e ajudam muito, principalmente no inverno”, aprovou o presidente da entidade, Fábio Farber. 

“A gente inicia a campanha desse ano com uma entrega expressiva. Pedimos que a população ajude na divulgação desse trabalho. Serão 200 pontos de arrecadação para facilitar a entrega dos donativos, itens que muitas vezes já não têm utilidade para o doador, mas que vai fazer toda a diferença na vida de uma outra pessoa que precisa”, afirmou a presidente do Fundo Social de Solidariedade Andreense, Ana Claudia de Fabris.

Operação Inverno 

Somada à campanha Santo André Solidária, o prefeito Paulo Serra lançou hoje a Operação Inverno, que reforça as ações permanentes da Prefeitura para o atendimento e acolhimento da população de rua. De acordo com dados da Secretaria de Cidadania e Assistência Social da cidade, 400 moradores vivem nessa situação e são acompanhados. 

“Estamos reforçando nossas equipes de abordagem e o perímetro de atuação por toda a cidade. Ampliamos o número de vagas e temos o (estádio) Bruno Daniel já à disposição para, se necessário, acolher mais 200 pessoas da melhor forma possível. Nosso esforço é sempre para que ninguém que queira o acolhimento deixe de ter um espaço, com toda a dignidade”, disse o secretário de Cidadania e Assistência Social do município, Marcelo Delsir da Silva. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;