Setecidades Titulo Coluna Memória
Voltamos à Paranapiacaba. O campo do Serrano segue sua toada. Que venha o gramado...
Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
19/05/2022 | 05:57
Compartilhar notícia


Do alto da academia ao ar livre de ginástica, no fundão da velha vila ferroviária, fotografamos novamente o mais antigo campo de futebol do Brasil.

As pedras encontradas quando das obras do muro de arrimo, verdadeiras rochas, já não estão no meio do campo.

Uma parte das pedras, ao menos, foi posta atrás de uma das traves, fora das linhas demarcatórias do campo.

Obstáculo retirado, aguardamos a manifestação oficial da Prefeitura de Santo André: é provável que um novo prazo seja estabelecido para que o campo seja, enfim, entregue aos boleiros da cidade.

Enquanto isso, “Memória” retorna gostosamente ao passado, recuperando uma antiga fotografia que reproduzimos da coleção de Dirceu da Silva Real, saudoso fotógrafo andreense cujos laços de vida foram diretamente tecidos na Vila de Paranapiacaba.

Crédito das fotos 1 e 2 – Projeto Memória

2022. O campo do Serrano em março e em maio: com e sem as pedras no meio do campo que atrasaram a reforma: Memória aguarda a sequência das obras e o novo prazo de conclusão dos trabalhos

Crédito da foto 3 – Acervo: Dirceu da Silva Real (em memória)

ANOS 40. Formação do Serrano: Ézio Bondone (o primeiro em pé à esquerda), Romão Justo, (?), José Hurtado Cano, Joaquim de Paula, Roberto de Barros, Vicente Rodrigues Valério, (?); ajoelhados: Joaquim Cerca, Francisco Botaro, Elídio Justo, (?) e Elídio Fernandes; na frente, deitado, Manoel Dias Real, pai do Dirceu da Silva Real

DIÁRIO HÁ MEIO SÉCULO
Sexta-feira, 19 de maio de 1972 – ano 14, edição 1846

MANCHETE – Tupamaros fuzilam quatro militares e reabrem onda de violência no Uruguai.

MAUÁ – Uma boa parcela da população parece não saber que a Prefeitura instalou, em 25 de março (de 1972), uma biblioteca na Secretaria de Educação e Cultura. Os frequentadores são quase todos alunos do Centro de Mauá. À frente, a bibliotecária Selma Montanari.

SÃO BERNARDO – A Associação dos Pais e Mestres do Grupo Escolar Maria Iracema Munhoz inaugura hoje (19-5-1972) o Bazar da Pechincha.

SANTO ANDRÉ – Da coluna de Chiquinho Palmério: a Sociedade Esportiva Humaitá promove amanhã o baile de coroação da rainha do clube.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Terça-feira, 19 de maio de 1992 – ano 34, edição 8076

MANCHETE – Assassinado o governador do Acre, Edmundo Pinto.

GRANDE ABC – Os sete integrantes do Consórcio Intermunicipal aprovaram ontem (18-5-1992) o projeto de coleta seletiva de papel a ser implantada nos sete Paços Municipais.

SÃO BERNARDO – O SOS Carlos Gomes, em defesa do prédio da antiga Câmara Municipal, na Rua Marechal Deodoro, realiza na Colônia Mizuho o último pedágio cultural de recolhimento de assinaturas em defesa do imóvel. As assinaturas serão entregues ao prefeito Mauricio Soares.

EM 19 DE MAIO DE...

1922 – Estrada de Ferro São Paulo Railway anuncia melhorias nos trens de passageiros entre a Capital e Santos, cruzando o Grande ABC.
Novos trens farão o percurso em uma hora e 20 minutos, correndo em cada direção duas vezes ao dia, de manhã e à tarde.
Serão dois trens de primeira classe, com lugares numerados, e um modelo Pullman. Carros restaurantes funcionarão entre São Paulo e o Alto da Serra. Promessa é que os novos trens correrão a partir de 1º de junho de ...1922.

1932 – O menor Luiz Russo, de 15 anos, filho de Antonio Russo, residentes na Vila de São Bernardo, morreu vítima de uma explosão em fábrica da cidade.

1957 – Novo protesto do comércio de Santo André. Lojistas ficarão com suas portas abertas até as 18h, contrariando lei que determinava o fechamento às 13h.

SANTOS DO DIA

Prudenciana, Pedro Celestino, Ivo Hélory de Kermatin, Crispino de Viterbo e Agostinho Novello.

MUNICÍPIOS BRASILEIROS

No Estado de São Paulo hoje é o aniversário de Alambari, Araçariguama, Arapeí, Barra do Chapéu, Bertioga, Cajati, Campina do Monte Alegre, Canitar, Dourado, Emianópolis, Engenheiro Coelho, Estiva Gerbi, Hortolândia, Novais, Potim, Ribeirão Grande, Saltinho e Tuiuti.

Pelo Brasil: Alta Floresta e Cotriguaçu (Mato Grosso), Alto Parnaíba (Maranhão), Bom Jardim, Lajedo, Moreilândia e Quipapá (Pernambuco), Caiçara e Ciríaco (Rio Grande do Sul), Palmas de Monte Alto (Bahia), Pinheiro Preto (Santa Catarina) e Rio Claro (Rio de Janeiro).

HOJE

Dia do Defensor Público

Falecimentos

Santo André

Osvaldo Marchiori, 95. Natural de Pedreira (São Paulo). Residia no Jardim Stela, em Santo André. Dia 13, em São Bernardo. Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Curuçá.

Eunizio Simões Evanger, 91. Natural de Muzambinho (Mina Gerais). Residia na Vila Santa Terezinha, em Santo André. Dia 15. Cemitério da Saudade, Vila Assunção.

Idílio de Campos, 83. Natural de Santo André. Residia na Vila América, em Santo André. Dia 16. Cemitério Sagrado Coração de Jesus, Camilópolis.

São Bernardo

Maria Aparecida Iusofovici, 96. Natural de Campinas (São Paulo). Residia no bairro Jordanópolis, em São Bernardo. Dia 12. Cemitério dos Casa.

Sétimo Mutton, 68. Natural de São Bernardo. Residia na Vila Gonçalves, em São Bernardo. Dia 15. Cemitério de Vila Euclides.

São Caetano

Luzia Regina de Osti, 90. Natural de São José do Rio Preto (São Paulo). Residia no bairro Fundação, em São Caetano. Dia 15. Cemitério São Caetano, Vila Paula.

Claudete Nonato Pedro, 76. Natural de São Caetano. Residia no bairro Rudge Ramos, em São Bernardo. Dia 11, em São Bernardo. Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica.

Diadema

Odette Gimenez Funes, 84. Natural de São Paulo, Capital. Residia no Centro de Diadema. Dia 11. Vale da Paz.

Mauá

Mercedes Gonçalves de Aguiar, 85. Natural de Cândido Mota (São Paulo). Residia no Parque Aliança, em Ribeirão Pires. Dia 12, em Ribeirão Pires. Vale dos Pinheirais.

Ribeirão Pires

Maria de Lourdes Baldam Bertoldo, 92. Natural de Itatiba (São Paulo). Residia no bairro Santana, em Ribeirão Pires. Dia 13. Cemitério São José. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;