Setecidades Titulo Inédito
Universidades se unem para ampliar pesquisas

Objetivo inclui abrir espaço para investimento de empresas

Angela Martins
Do Diário do Grande ABC
11/11/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


Com o objetivo de divulgar trabalhos e aproximar pesquisadores, foi realizado ontem o Simpósio de Pesquisa do Grande ABC, evento inédito que reuniu as principais instituições de Ensino Superior da região e deve abrir espaço para fomento de novas pesquisas.

O encontro é resultado da união de esforços da Universidade Municipal de São Caetano, Metodista, Centro Universitário da FEI, Fundação Santo André, Faculdade de Medicina do ABC, Instituto Mauá de Tecnologia e Universidade Federal do ABC.

"Percebemos que estamos muito perto, mas muito longe ao mesmo tempo. Não sabemos o que nossos colegas estão fazendo no campo da pesquisa. Esse canal de conhecimento abrirá espaço para que haja cooperação entre as universidades em linhas de pesquisa parecidas e na busca por recursos nas esferas de governo e iniciativa privada", destaca o pró-reitor de pós-graduação e pesquisa da USCS, Eduardo de Camargo Oliva.

A ideia do simpósio nasceu de reunião entre representantes das universidades, que identificaram linhas de ação comuns que poderiam ser postas em prática para benefício mútuo. "Inicialmente pensamos nessas sete universidades por todas terem programas de pós-graduação e não terem fins lucrativos. Mas nada impede que futuramente outras possam fazer parte dessa rede", afirma o pró-reitor.

CAMPO VASTO

Para o reitor do Instituto Mauá de Tecnologia, Otavio de Mattos Silvares, a região já é grande polo de pesquisa científica. "O que precisamos é dar visibilidade para nossa produção. O ABC tem estudos muito relevantes, mas pouco divulgados pelas próprias universidades. É preciso abrir espaço para que a iniciativa privada veja o que estamos fazendo e invista mais em pesquisa", explica.

A visibilidade dos projetos apresentados nesse encontro e em outros que serão organizados poderá ser revertida em financiamento, segundo o pró-reitor de pós-graduação e pesquisa da Metodista, Fábio Botelho Josgrilberg. "O nível dos projetos apresentados é muito alto, e isso certamente atrairá a atenção do setor produtivo. Além disso, a comunicação entre as universidades trará outro benefício, que é o aumento do número de pesquisas."

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa da UFABC, Klaus Werner Capelle, as universidades que recebem recursos públicos para elaboração de projetos têm a obrigação moral de expor os resultados dos trabalhos.

"Outro objetivo de iniciativas como essa é estimular parcerias com o setor privado. Queremos levá-los para dentro das universidades e vice-versa, qualificando nossos pesquisadores com a realidade do mercado."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;