Memória Titulo
Um livro para a Biblioteca Pública de São Bernardo

Um livro belíssimo registra os 50 anos da Biblioteca Pública de São Bernardo: 1958-2008

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
17/08/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


"Aprendemos apanhando mesmo"
(Angelina Bergamaschi de Souza).

"A primeira estante que arrumei foi por tamanho e cor (dos livros)"
(Mirian Salvadore Nascimento).

* * *

Um livro belíssimo registra os 50 anos da Biblioteca Pública de São Bernardo: 1958-2008. Título: Biblioteca Pública de São Bernardo, 50 anos de informação e cultura. Autores: Mauro Ivan Pereira de Mello e Silvana Rosso. A edição é datada de 2008, mas deve ter atrasado. Por isso não houve lançamento nem distribuição, em face da mudança do governo municipal: quando o livro ficou pronto estava saindo o prefeito Willian Dib e entrando o prefeito Luiz Marinho. E como a obra é do governo anterior, somente neste segundo semestre de 2010 o livro deu o ar de sua graça.

Questões políticas de lado, o livro é bom e bonito. E não faz oba-oba ou política barata. Merece ser conhecido pois enumera as gentes que lutaram, desde os anos 1940, para que a nascente São Bernardo industrial de então ganhasse, enfim, uma biblioteca que pudesse ser consultada pelos moradores e seus estudantes.

As fotos são belíssimas. Uma pena que nem todas tragam os nomes dos autores ou de quem as guardou. Detectamos pelo menos duas fotos feitas por Beltran Asêncio, o fotógrafo da cidade. Outra foto guardada por Rita Ângela Zincaglia, inclusive com a sua caligrafia, não tem a citação da secretária eterna de São Bernardo. Uma foto é assinada por Dorival Mario, confundindo-se os nomes de dois amigos repórteres-fotográficos, Dorival de Almeida e Mário K. Ishimoto.

Deixemos as escorregadelas de lado. Vale destacar o positivo, que é infinitamente maior. Está no livro a madrinha da Biblioteca Pública de São Bernardo, Odette Tavares Bellinghausen. Dona Odette, já na década de 1940, lutava para que São Bernardo ganhasse sua biblioteca pública, pela Associação Beneficente Bartira. Pelo menos um show para a arrecadação de livros foi feito no finado Cine Anchieta, que a família Cheidde criou e manteve em São Bernardo.

Justiça é feita a outros benfeitores, como o professor Raimundo Nonato da Cruz e Antonio Aluízio Salvador, o Tininho, do Lions Clube. Também são citadas e entrevistadas as bibliotecárias; Maria de Lourdes Leite, a Lula, a primeira funcionária da Biblioteca Monteiro e sua dirigente por muitos anos. E mais: Angelina Bergamaschi de Souza, Mirian Salvadore Nascimento e todas as demais.

Cada uma das várias bibliotecas públicas de São Bernardo tem o seu histórico levantado, e isso é bom. E o livro que conta esta história sobreviveu, melhor ainda.

Crônica de Ribeirão Pires
Texto: Aida Arnoni Bressan

Romeu Tolezano montou a primeira banca de jornais e revistas de Ribeirão Pires, em 1948. Seu primeiro vendedor de jornais foi Odair Ferreira dos Santos, o famoso Didi.

EM 17 DE AGOSTO DE...
1875 - Dom Pedro II e comitiva viajam de trem entre Santos e São Paulo, passando pelo Grande ABC e sendo saudados em todas as estações, inclusive nas três estações locais: Alto da Serra (Paranapiacaba), Rio Grande (da Serra) e São Bernardo (Santo André).

1950 - Fundado o Marabá Futebol Clube, que teve sede na Rua França, 564, no Parque das Nações.

1970 - Companhia Brasileira de Cartuchos recepciona tricampeões mundiais de futebol no Tênis Clube de Santo André: os jogadores Gerson, Rivelino, Clodoaldo, Zé Maria e Baldochi, os treinadores Vicente Feola e Zezé Moreira e o massagista Mário Américo.

1975 - Olavo Setubal assume a Prefeitura de São Paulo.

Agenda da Fundação Pró-Memória de São Caetano
Oitenta anos do lançamento da pedra fundamental da Igreja Matriz Sagrada Família (1930).

HOJE
Dia do Patrimônio Histórico.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Domingo, 17 de agosto de 1980

Manchete - Dirceu Arcoverde (ministro da Saúde) garante êxito na campanha antipólio no País; vacinação tem bons resultados no Grande ABC

Diadema - Famílias do Jardim Canhema ameaçadas pelo despejo.

São Bernardo - Prefeito Tito Costa homenageia jornalistas com almoço na Rota do Frango com Polenta.

Editorial - A nova postura do empresário é positiva

Primeiro Plano (Eduardo Camargo)- A renhida eleição na Fiesp.

Educação - Confraternização no trote da Senador Flaquer.

Clubes - Inaugurada ontem a piscina térmica semi-olímpica do Primeiro de Maio FC.

Polícia - Encontrado bebê sequestrado em Mauá.

Anúncio - Adoniran Barbosa fala da loja Isnard: "O que meu povo quer mesmo é preço mais baixo".

Trabalhadores
Nascem em 17 de agosto:
1918 - Irineu Bifaratti, natural de Santa Rita do Extremo. Sócio nº 527 do Sindicato dos Químicos do ABC. Servente da Sociedade de Produtos Agrícolas e Industriais, de São Caetano. Residência: Rua Maceió, 361.

1920 - José Lozano. Natural de são Simão. Caixoteiro da Fábrica de Ácido São Caetano. Residência: Rua Tupã, 13, em São Caetano.
Fonte: 1º livro geral de registros de associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

SANTOS DO DIA
Beatriz da Silva, Isaac, Jacinto de Cracóvia, Mamede, Reinilda e Servo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;