Cultura & Lazer Titulo
Livro sobre vida de Raul Seixas gera polêmica
Nelson Albuquerque
Especial para o Diário
28/05/2000 | 16:35
Compartilhar notícia


Quem realmente se aproveitou ou se aproveita do mito Raul Seixas? A polêmica é o eixo central de Raul Seixas - A História Que Nao Foi Contada (Irmaos Vitale, 124 páginas, R$ 20), biografia escrita pelo ex-empresário do cantor, Elton Frans, nas livrarias a partir do próximo dia 10. Para o autor, um dos principais "exploradores" dos últimos anos de vida do maluco beleza foi o cantor e líder da extinta banda Camisa de Vênus, Marcelo Nova.

Procurado pelo Diário, Marcelo Nova optou por nao comentar as acusaçoes de Elton Frans. Segundo assessores, ele prefere nao alimentar a polêmica para nao favorecer pessoas que usam o nome de Raul para ganhar dinheiro.

Em 1989, ano de sua morte, Raul acertou uma série de shows com Marcelo Nova. De acordo com o livro, Raul teria dito que quando assinou o contrato "nao estava lúcido" e só depois arrependeu-se e sentiu-se explorado. "O Raul nao tinha condiçoes físicas para fazer muitos shows, mas a equipe do Marcelo (Nova) nao respeitava isso. Só pensava em se promover", ataca Frans.

Amigo de Frans e de Nova, o presidente do fa-clube Raul Rock Club, Sylvio Passos, confirma que os shows foram acertados e que Raul nao estava bem de saúde, mas nega que o artista estava sendo obrigado a se apresentar. "O Raul tinha personalidade forte, ele nao fazia o que nao estava a fim", diz Passos.

O motivo que impulsionou Frans a escrever o livro, segundo Passos, foi a mágoa por ter sido afastado da equipe por Marcelo Nova. "Quando Marcelo entrou na jogada, botou todo mundo pra correr, inclusive eu", conta o presidente do fa-clube.

O autor fundamenta seus relatos ao contar, no livro, a íntegra de um telefonema em que Raul Seixas teria dito: "estou sendo muito explorado e nao agüento mais fazer tantos shows assim, nem viajar". Ainda na conversa, o cantor teria falado dos planos futuros para sua carreira, incluindo Frans como empresário.

Paulo Coelho - "Quando conheci Raul Seixas, ele nao tinha mais amizade com Paulo Coelho". Frans explica assim o fato de nao aparecer no livro nenhuma vez o nome do escritor, que foi um dos maiores parceiros do roqueiro nas composiçoes.

O autor diz nao conhecer o motivo exato do fim da parceria. "O que sei é que Paulo Coelho levava o Raul em alguns rituais de magia, tentou fazer a cabeça dele, mas nao deu certo. Essa era uma das diferenças entre os dois", conta.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;