Turismo Titulo Sabores da Casa
Temperos do Grande ABC

Gastronomia da região é recheada de sabores; cada uma das cidades tem menu para chamar de seu

Por Marcela Munhoz
09/11/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Um dos grandes trunfos turísticos de qualquer cidade é a gastronomia. E o Grande ABC tem muita coisa boa para oferecer. A cada ano que passa, a carta de opções só aumenta. Hoje é possível encontrar aqui cozinha de todo o mundo – para se ter ideia, até dia 22 alguns restaurantes da região estão participando do Peru Week – e também se deliciar com pratos tradicionais, como os feitos com cambuci (Paranapiacaba tem festa anual), frango com polenta, peixadas, churrascos. Abriga também comidas típicas do Nordeste e de Minas Gerais, festas (italiana, alemã, do chocolate), pizzarias, padarias, lanchonetes, cervejarias, bares, mercadões e até restaurantes flutuantes.

A partir desta edição, o caderno Turismo traz o selo Sabores da Casa para enfeitar as reportagens que vão colocar não só a gastronomia da região em evidência, como, principalmente, as histórias dos estabelecimentos. Tem sugestão? Entre em contato no 4435-8364.

CHOCOLATE. Algumas atrações anuais movimentam a região e trazem pessoas de vários lugares do Estado. Uma das mais conhecidas acontece no inverno em Ribeirão Pires: é o Festival do Chocolate. Além de comer a delícia, o público curte atrações culturais. A Vila do Doce é opção o ano todo.

PEIXADAS.Quem gosta de um bom prato com peixes ou frutos do mar conta com opções nas sete cidades. Exemplos são os restaurantes flutuantes da Prainha do Riacho Grande. Aliás, lá é um local muito procurado, especialmente nos dias de sol por quem quer curtir um dia refrescante.

CAMBUCI. Fruto da Mata Atlântica, o cambuci representa o Grande ABC. Em Paranapiacaba, onde acontece anualmente o Festival de Inverno, existe evento que celebra a frutinha. Também tem festival em Rio Grande da Serra. Santo André, Rio Grande e Ribeirão Pires fazem parte da Rota do Cambuci.

FRANGO COM POLENTA. Apesar de alguns dos mais importantes restaurantes da famosa rota não estarem na melhor fase, ainda é possível encontrar o prato frango com polenta em São Bernardo. Procure pelos bairros Demarchi e Battistini.

MERCADOS. Quem é daqui já deve ter dado um pulo na Craisa, em Santo André. Um dos cinco maiores centros de distribuição de alimentos no Estado, também oferece no inverno o tradicional Festival de Sopas. Outro mercado que vale a visita é o Municipal de São Bernardo, no Rudge Ramos.

BARES. Se tem uma coisa que cresce a cada ano por aqui é o número de bares e estabelecimentos noturnos. Alguns endereços são conhecidos por oferecer várias opções. Dá para citar a Rua Figueiras, em Santo André, a Avenida Kennedy, em São Bernardo, e as avenidas Goiás e Kennedy, em São Caetano.

COMIDAS TÍPICAS. A região contempla, entre outras, a Festa Italiana (que acontece no mês de agosto em São Caetano), a Nordestina (vai acontecer nos dias 25 e 26 também em São Caetano), a Alemã (durante outubro, em Santo André) e a Japonesa (em julho na cidade andreense), sem contar a Festa dos Povos de Mauá (setembro). As festas juninas também disponibilizam delícias típicas entre os meses de junho a agosto em vários endereços.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;