Memória Titulo
Por aqui passava um bondinho

Estou no desenvolvimento da busca dos antigos moradores no bairro da Pedreira em Rio Grande da Serra

Por Ademir Médici
14/05/2017 | 07:07
Compartilhar notícia


Maio, o mês do aniversário oficial de Rio Grande da Serra, que optou como data referencial pelo dia 3, Dia de Santa Cruz, feriado local. Mesmo com atraso, iniciamos a Semana Rio Grande da Serra, versão 2017. Seguimos pelo bonde da história. Onde estão vocês, personagens?

Estou no desenvolvimento da busca dos antigos moradores no bairro da Pedreira em Rio Grande da Serra. Posso dizer que há avanços e que a cada momento vai aumentando o leque de contatos com esses moradores.

Acredito ter encontrado os meninos do bondinho. Sendo que um deles tem o apelido de João Neguinho. Nasceu na região. Morador atual da Rua José Bello. Darei mais detalhes depois de uma nova conversa que ocorrerá com ele e com seu irmão.
Marco Alexandre Nonato Cavalcanti, professor

Na foto-arte, os meninos citados pelo professor Marco Cavalcanti. Eles já saíram na capa do Diário, em 1972, no alto da página, com a seguinte legenda: ‘Alegres, eles viajam todos os dias no bondinho para a escola’. Eles, os meninos escolares.

Repetimos a foto neste ano, aqui em Memória. Levamos a foto a uma das reuniões preparatórias ao próximo Congresso de História do Grande ABC. Tudo isso para dizer – e mostrar: Rio Grande da Serra tem uma história humana e contemporânea incomparável.

A pedreira deu origem ao bairro da Pedreira. As pedras extraídas ajudaram a calçar a Capital São Paulo. A pedreira chegou a pertencer à Municipalidade paulistana. Hoje a pedreira está desativada, mas guarda uma memória coletiva.

Nossa esperança é que esta memória aflore e envie para as gerações que virão notícias de 1972, de 2017, deste quase jubileu de ouro que significou a própria metamorfose de uma cidade de Rio Grande da Serra que pode e deve guardar e estudar as identidades que formaram.

Municípios brasileiros
Celebram aniversários neste dia 14 de maio:
Abreu e Lima (PE), Acreúna (GO), Araguaiana (MT), Araguapaz (GO), Arenópolis (GO), Assis Brasil (AC), Augustinópolis (TO), Augusto Pestana (RS);
Cachoeira Dourada (GO), Cezarina (GO), Colméia (TO), Condor (RS);
Doverlândia (GO);
Fátima (TO);
Indiara (GO), Itapissuma (PE);
Jardim (MS);
Manoel Urbano (AC), Minaçu (GO), Mirassol d’Oeste (MT), Mucugê (BA):
Ouricuri (PE);
Passos (MG);
Rio Sono (TO);
Santa Isabel (GO), Santo Antonio do Descoberto (GO), São Gabriel da Palha (ES), Seabra (BA), Senador Guiomard (AC), Sertânia (PE); Ventania (PR), Vicente Dutra (RS).FONTE: IBGE

Diário há 30 anos
Quarta-feira, 14 de maio de 1987 – ano 30, edição nº 6441
Manchete – Cancelada concorrência de ferrovia. O presidente José Sarney admite irregularidades, mas vai insistir na construção
da Maranhão-Brasília
Economia – Comerciantes temem que volte a prática do ágio.
São Bernardo – Paróquia de Santa Edwiges, na Vila Vivaldi, teme desapropriação para execução de obras do anel viário metropolitano.
Informática (Ivone Santana) – Programa de computador é transmitido pelo rádio.
Primeira Divisão – Ontem, no Bruno Daniel,
EC Santo André 2, Portuguesa de Desportos 0.
Polícia – Taxistas reivindicam rádio para
impedir assaltos.

Em 14 de maio de...
1917 – Quando regressava de São Bernardo, um automóvel tombou no Caminho do Mar, altura do Sacoman, provocando a morte do motorista, Ernesto Muller Sobrinho, do seu tio Ernesto e de Jorge Muller. Ficaram feridos: Frederico Muller e Pedro Breicht.
n A guerra. Do noticiário do Estadão: tomada
de Bullecourt, na França, pelos ingleses.
1967 – Lançada a pedra fundamental da
igreja matriz Cristo Operário, na Rua Carijós,
Vila Linda.
1982 – Lançado, no bairro Demarchi, em
São Bernardo, o empreendimento Terra Nova 2.

Santos do dia
Beato Frei Gil (1185 ou 1190- 1265). Estudou Teologia na França e foi professor em Portugal. Faleceu com fama de santidade e seu culto confirmado pela Igreja. O dia de São Frei Gil, 14 de maio, é feriado municipal em Vouzela, sua terra natal e da qual é padroeiro Vouzela é também a terra em que nasceu João Ramalho, fundador da Vila
de Santo André da Borda do Campo.
Fonte: Arlindo Correia, de Portugal.
Matias, apóstolo
Petronila de Moncel
Maria Domingas Mazzarello

Hoje
Dia das Mães 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;