Internacional Titulo
UE condena construção de muro israelense
Do Diário OnLine
18/11/2003 | 13:11
Compartilhar notícia


A União Européia (UE) condenou nesta terça-feira a construção do muro de proteção israelense em território palestino. Em uma declaração conjunta, os 15 membros do bloco pediram que o governo israelense elimine a política de assentamento e suspenda o isolamento do líder palestino Yasser Arafat.

O documento aprovado pelos europeus foi divulgado após a quarta reunião do Conselho de Associação UE-Israel, realizada na manhã desta terça em Bruxelas, na Bélgica.

Na declaração, a UE se diz "particularmente preocupada" pela construção do muro, já que "poderia prejudicar futuras negociações e impossibilitar fisicamente uma solução dos Estados", além de "causar mais dificuldades humanitárias e econômicas aos palestinos".

A União Européia também advertiu Israel que toda ação para isolar Arafat seria contrária à lei internacional. Porém, a declaração também pede que a Autoridade Nacional Palestina lute contra o terror e condene os ataques suicidas.

África — Durante o encontro em Bruxelas, os ministros da União Européia (UE) aprovaram o envio de 250 milhões de euros (US$ 294,5 milhões) para apoiar missões de paz realizadas por países africanos. O dinheiro será proveniente do Fundo de Desenvolvimento Europeu.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;