Setecidades Titulo CPTM
Transtornos continuam
para usuários de trem

Obras da CPTM na Estação Luz obrigam usuários a fazer
baldeação no Brás; as intervenções começaram em agosto

Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
03/11/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


Passageiros da Linha 10-Turquesa, que liga a Capital a Rio Grande da Serra, continuam a enfrentar transtornos para chegar na Estação da Luz, no centro de São Paulo. Devido a obras da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos no terminal, os usuários de trem precisam fazer baldeação no Brás para seguir viagem até a Luz. As intervenções foram iniciadas em agosto e deveriam ter sido encerradas no mês passado.

Por conta da conexão, os passageiros que vão da região precisam embarcar novamente em outro trem, desta vez da Linha 11-Coral, que forma o Expresso Leste. O problema é que, geralmente, as composições que fazem esse itinerário chegam lotadas à plataforma no Brás. "Fica muito difícil embarcar, nem sempre é possível entrar de primeira. Isso já deveria estar pronto, pois, em vez de ajudar, está nos atrapalhando", reclama o estudante de Engenharia Cauê Patrick Benichio, 18 anos.

Antes da interdição, o tempo estimado de viagem entre a Estação Prefeito Celso Daniel - Santo André e a Luz era de aproximadamente 30 minutos. A equipe do Diário fez o trajeto nesta semana e constatou que, com a baldeação, o trajeto demorou cerca de dez minutos a mais. Segundo usuários do sistema, o atraso varia entre 15 e 20 minutos nos horários de pico, pela manhã e à tarde.

Para evitar a necessidade da baldeação, alguns passageiros começaram a utilizar outros caminhos para chegar ao trabalho. Caso da cozinheira Maria Sanches, 23, que passou a descer do trem no Tamanduateí e embarcar na Linha 2-Verde do Metrô. De lá, acessa a Linha 1-Azul pela Estação Paraíso. "Apesar de mais longo, esse trajeto acaba sendo mais rápido", avalia.

Apesar dos transtornos, o técnico de software Eraldo Aurélio, 37, espera que as obras melhorem o funcionamento da rede ferroviária. "Está prejudicando agora, não tem jeito, mas é o preço que temos de pagar se quisermos alguma melhoria", pondera.

 

Modernização

 

As obras na Estação da Luz têm o objetivo de modernizar a via férrea, diz a CPTM. Os serviços possibilitarão a diminuição no intervalo médio entre os trens da Linha 10-Turquesa. A estatal informa que as obras compreendem a substituição dos aparelhos de mudança de via, conhecidos como AMV, trilhos, dormentes e britas, além do serviço de terraplanagem.

A estatal não informou o motivo do atraso e quando a via deverá ser liberada para a chegada à Luz. Cerca de 370 mil pessoas utilizam a linha que chega ao Grande ABC nos dias úteis. Segundo a CPTM, cerca de 400 mil pessoas circulam diariamente pela Estação da Luz.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;