Nacional Titulo Conferência
Brasil defende metas para 2032 na Rio+20
Por
02/11/2011 | 07:10
Compartilhar notícia


Tema polêmico no debate entre líderes mundiais, a tentativa de conter as emissões de gases de efeito estufa no planeta entrará de contrabando na pauta da Rio+20, Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, marcada para junho. O Brasil encaminhou ontem à ONU a proposta brasileira para a conferência, com a defesa de metas "restritivas vinculantes" para áreas como a geração de energia, com influência direta no aquecimento global.

"A Rio+20 não tem mandato para negociar mudanças climáticas, mas lidará com a solução da crise do clima", avaliou o embaixador Luiz Alberto Figueiredo, negociador brasileiro na conferência. No documento enviado às Nações Unidas, o País encampa a proposta de estabelecer "metas restritivas vinculantes" sobre um conjunto de temas ligados ao desenvolvimento sustentável, como a erradicação da pobreza e o acesso à água. Um dos temas obrigatórios nessa agenda é a adoção de geração de energia por meio de fontes renováveis.

"A conferência não é sobre meio ambiente nem sobre crise econômica", insistiu a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, ao apresentar a proposta brasileira, que oferece o pensamento do País anfitrião da conferência, embora oficialmente não tenha peso diferente das propostas dos demais países. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;