Esportes Titulo
Grizante vence volta ciclística no Rio
Do Diário do Grande ABC
28/05/2000 | 14:45
Compartilhar notícia


Nao poderia ter sido mais emocionante a chegada da I Volta Ciclística Internacional do Rio, disputada neste domingo, na Praia de Copacabana, e que marcou o encerramento do encontro da Associaçao dos Comitês Olímpicos Nacionais na cidade.

A diferença entre o primeiro e o décimo colocados foi inferior a um segundo e várias posiçoes foram definidas no photochart. A vitória, num sprint sensacional, foi do ciclista Andre Grizante, da equipe Pirelli/G.Bike, de Sao Caetano (SP). Ele completou o percurso de 91,8 quilômetros em 2h00m16s5, deixando outro brasileiro, Murillo Fischer, da equipe Caloi/Vega (PR), em segundo (2h00m16s6), e o norte-americano Emile Abraham (2h00m16s6) em terceiro.

Grizante, que recebeu um prêmio de R$ 4 mil pela vitória, somou pontos para o ranking mundial e prometeu, nas duas seletivas olímpicas que faltam para a equipe brasileira, buscar uma vaga para Sydney. "Sei que é difícil, pois nao ocupo boa posiçao no rankingbrasileiro, mas a vitória aqui no Rio me dá motivaçao para buscar a recuperaçao e lutar pela vaga", comentou o ciclista de 23 anos.

Setenta e seis ciclistas, de seis países - Brasil, Argentina, Chile, Portugal, Bélgica e Estados Unidos -, participaram da prova, válida para o ranking da UCI - Uniao de CiclismoInternacional. O tempo nublado e a pista úmida provocaram algumas quedas e quebras e oito atletas nao completaram a prova. A Volta Ciclística Internacional foi disputada num circuito de 5,4 quilômetros, nas pistas da Praia de Copacabana, e os ciclistas tiveram de completar 17 voltas.

Até a volta número 12, eles formaram um pelotao compacto e poucos competidores conseguiram escapar do grupo. Apenas doisciclistas lideraram a prova em mais de umavolta - Daniel Rogelin e Hernandes Quadri (duas voltas cada um). Na 13ª volta,alguns ciclistas passaram a se distanciar, mas havia uma alternância grande nas primeiras posiçoes.

As duas últimas voltas foram as mais velozes, com os competidores imprimindo uma velocidade média de cerca de 49 km/h. Na chegada, a surpresa com a primeira colocaçao deAndréGrizante, que durante todo o percurso correu no pelotao intermediário. "A equipe trabalhou muito bem e eu esperei a hora certa para atacar", resumiu.

O Brasil será representado, em Sydney, por quatro ciclistas - Renato Seabra (Mountain Bike), Cláudia Carceroni e Janildes Fernandes (Estrada Feminino). Na categoria Estrada Masculino, os três primeiros colocados no ranking nacional estao mais próximas da vaga - Murillo Fischer, Cássio Paiva e Márcio May. Duas provas vao definir o selecionado - dias 23 e 24 de junho, em Vitória (ES), acontece o Campeonato Brasileiro; e dia 9 de julho em Sao Paulo, a Volta Ciclística Internacional 9 de Julho. Murillo, vice-campeao deste sábado, está confiante.

"Nao contava liderar o ranking nacional e espero poder realizar o sonho de disputar uma olimpíada. Acho que, em Vitória, já saberemos quem vai integrar a equipe brasileira", previu.

O resultado da I Volta Ciclística Internacional do Rio foi o seguinte: 1) Andre Grizante (SP), 2h00m16s5; 2) Murillo Fischer (PR), 2h00m16s6; 3) Emile Abraham (EUA), 2h00m16s6; 4) Victor Zenteno (CHI), 2h00m16s9; 5) Nuno Marta (POR), 2h00m16s9.

A Volta Ciclística Internacional do Rio de Janeiro teve organizaçao e promoçao da Confederaçao Brasileira de Ciclismo, com apoio do Comitê Olímpico Brasileiro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;