Nacional Titulo Exercícios
Entrando em forma com a ginástica localizada
09/08/2011 | 00:00
Compartilhar notícia



A ginástica localizada chegou ao Brasil na década de 30, quando professores estrangeiros que imigraram para nosso país decidiram se fixar aqui no Rio de Janeiro. A primeira academia a oferecer este tipo de ginástica surgiu no bairro de Copacabana. Como os primeiros instrutores eram de países europeus, esta atividade começou muito influenciada por danças de origem européia, como o balé, a dança moderna e a ginástica rítmica. Nos anos 80 a moda era a aeróbica, nos 90 o Step Training e hoje a ginástica localizada tem sua base na musculação.

A ginástica localizada é dividida em etapas como aquecimento, exercícios e relaxamento e volta à calma. Durante o aquecimento, que dura cerca de 10 minutos, são feitos exercícios de alongamento e de baixa carga, para que a musculatura fique mais preparada para o esforço a que vai ser submetida e também para aumentar aos poucos a freqüência cardíaca, deixando todo o sistema orgânico pronto para o exercício.

A parte de atividade física mais puxada consta do trabalho de grupos de músculos específicos. Nesta parte, são utilizados aparelhos para potencializar os resultados como: halteres, caneleiras com pesos e barras, para trabalhar os músculos do tórax, dos membros superiores e membros inferiores. Depois, são feitos os exercícios no solo, para trabalhar a musculatura do abdômen, pernas e glúteos. Ao final, são realizados exercícios leves de alongamento para o corpo voltar ao estágio inicial, regularizando os batimentos cardíacos e normalizando as funções fisiológicas.

Esta modalidade de treinamento contribui para o aumento da resistência muscular e da capacidade cardiorespiratória, desenvolve a força e a potência dos músculos. Também é um excelente exercício para quem está "em guerra" com a balança ou quer manter a forma. Uma hora de ginástica localizada pode queimar entre 300 a 500 kcal.

Por Marco de Cardoso




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;