Internacional Titulo
Pesquisa revela queda nas vendas de marfim na Africa
Do Diário do Grande ABC
28/03/2000 | 09:40
Compartilhar notícia


As vendas de presas de elefante e de objetos artesanais de marfim diminuíram muito na Africa desde a proibiçao do comércio internacional de marfim, em 1990, é o que revela uma pesquisa realizada nos principais mercados de artesanato do continente.

``A proibiçao do comércio internacional de marfim tem sido um sucesso', disse, nesta segunda-feira, numa coletiva de imprensa, Esmond Brasley Martin, um dos autores da pesquisa, financiada pela ONG britânica Save the Elephants.

Esta pesquisa é publicada a apenas duas semanas da abertura da Convençao sobre o Comércio Internacional de Espécies em Perigo (CITES), em Nairóbi.

Desde 1989, as vendas de lembranças de marfim baixaram em média 50% em todo o continente, e em alguns países, como a Etiópia, Zimbábue e Africa do Sul, a queda foi de 90%. A pesquisa informa que pelo menos 110 mil peças artesanais de marfim foram vendidas nos mercados de 22 cidades africanas de 15 países diferentes.

O preço do marfim baixou em média 50% nos últimos dez anos. Um quilo de marfim vale cerca de US$ 20 no Leste da República Democrática do Congo (RDC), na República dos Camaroes e na República Centro-Africana, chegando aos US$ 100 em Dakar.

Segundo Martin, a demanda diminuiu ``nao só por causa da proibiçao, mas também porque o marfim saiu de moda'. Atualmente, os principais compradores de objetos de marfim na Africa sao os diplomatas, os empregados das Naçoes Unidas ou de organizaçoes nao-governamentais (ONG) e turistas, principalmente espanhóis, franceses e italianos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;