Cultura & Lazer Titulo
CD duplo ignora o melhor da banda Fleetwood Mac
Mauro Fernando
Do Diário do Grande ABC
23/03/2003 | 17:25
Compartilhar notícia


Explosão do blues britânico, anos 60. Bandas como Yardbirds (pela qual passaram Eric Clapton, Jeff Beck e Jimmy Page) e John Mayall‘s Bluesbreakers (que abrigou os baixistas Jack Bruce e John McVie, o baterista Mick Fleetwood e os guitarristas Mick Taylor e Peter Green, além de Clapton). A origem do grupo Fleetwood Mac está nesse contexto.

A Warner lança agora o CD duplo The Very Best of Fleetwood Mac. Mas a coletânea não faz jus ao nome. O melhor da banda, formada em 1967, se concentra na virada dos anos 1960 para os 1970. A gravadora selecionou o que o Fleetwood Mac produziu a partir de 1975, quando o grupo já tinha abandonado o blues e caminhava do rock em direção ao pop. A Warner, assim, ignora da história da banda sua fase mais interessante.

A formação original contava com Fleetwood, McVie – o nome do grupo saiu daí –, Green e o guitarrista Jeremy Spencer. Fleetwood Mac era uma banda de blues tradicional. Green, um dos grandes heróis da guitarra, procurava gente como Elmore James e B.B. King em seu espelho. O grupo chegou a pisar no templo do blues – os estúdios da Chess, em Chicago –, onde tocou com os lendários Willie Dixon (baixista, compositor e produtor) e Otis Spann (pianista).

Em sua trajetória, o Fleetwood Mac mudou sua formação várias vezes. Essa rotatividade acarretou em estilos diferentes. O primeiro LP, Fleetwood Mac, foi lançado em 1968, ano em que surgiu também o segundo, Mr. Wonderful. Em 1969 o guitarrista Danny Kirwan foi incorporado à banda, o que acrescentou um molho roqueiro ao blues ortodoxo que constituía a sonoridade primeira do grupo. O álbum Then Play On é reflexo disso.

Apesar do sucesso, Green retirou-se da banda e da música, provocando autêntico luto – voltou em meados da década passada, tocando blues. Spencer largou o grupo em 1970, durante excursão aos Estados Unidos. Kirwan foi expulso em 1973. Guitarristas entravam e saíam, até que em 1975 a banda se encontrou na seguinte formação: Fleetwood, McVie, Christine McVie, Stivie Nicks e Lindsey Buckinham, que acabou tomando a proa do grupo.

Destacam-se na coletânea os hits Dreams, You Make Loving Fun, Don‘t Stop e Hold Me. Ainda merecem menção Monday Morning, Say You Love Me, The Chain, Gypsy e Think About Me – é um pop suave, que não chega a ser asséptico, mas também não entusiasma. Ao relevar Green, The Very Best of Fleetwood Mac presta um desserviço aos fãs da banda.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;