Economia Titulo
Economia fica estabilizada pelo 5º mês consecutivo
21/10/2010 | 07:03
Compartilhar notícia


A economia brasileira ficou estabilizada pelo quinto mês consecutivo. Foi o que mostrou o IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central), divulgado ontem pela autoridade monetária. O indicador busca antecipar os dados sobre o comportamento da economia que serão divulgados com muita defasagem pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em agosto, o IBC-Br ficou em 139,12 pontos (em número-índice com base 100), ante 139,13 pontos em julho.

No trimestre encerrado em agosto, em comparação com os três meses terminados em julho, houve expansão de apenas 0,03%, ou seja, também relativa estabilidade.

Mas os dados desse indicador, que é observado com grande atenção não só pelo mercado como também pela diretoria do BC que define a taxa básica de juros da economia, mostram que a acomodação da atividade ocorre em patamar relativamente elevado. Isso pode ser observado de diversas formas, entre elas a alta média de 7,5% no acumulado em 12 meses ou a elevação de 6,43% na comparação entre agosto de 2010 com agosto de 2009.

O resultado do IBC-Br em 12 meses está ligeiramente acima da projeção de alta de 7,3% para o PIB (Produto Interno Bruto) em 2010. Na avaliação da autoridade monetária, os números do IBC-Br corroboram o cenário que vinha sendo traçado pelo BC de acomodação econômica e eliminação do descompasso entre o ritmo de crescimento da oferta de bens e serviços e a demanda na economia.

A expectativa na área técnica do BC é de aceleração da atividade neste fim de ano, mas em ritmo adequado à capacidade do País. Para o economista-chefe do banco Schahin, Silvio Campos Neto, o comportamento estável da atividade econômica nos últimos meses, evidenciado no indicador do BC, foi fator determinante para a decisão de manter a taxa Selic em 10,75% ao ano, que era amplamente antecipada pelo mercado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;