Setecidades Titulo Covid-19
Diário reforça cobertura sobre vírus

Jornal foca esforço profissional para acompanhar em tempo real desdobramentos da pandemia no mundo e, em especial, no Grande ABC

Nilton Valentim
Do Diário do Grande ABC
19/03/2020 | 00:01
Compartilhar notícia


Em linha com o compromisso assumido com os leitores desde que circulou o seu primeiro número, há quase 62 anos, o Diário concentra desde ontem esforços na cobertura sobre o novo coronavírus. As equipes destinadas à produção de informações sobre a pandemia foram reforçadas e o assunto ocupa mais espaço tanto nas plataformas digitais, cujo acesso passou a ser totalmente gratuito, quanto na versão impressa.

“Nossa preocupação com o bem-estar do Grande ABC aumentou de grau nos últimos dias, ante o avanço da disseminação do coronavírus. Neste momento, vamos reforçar o compromisso com nossos leitores, de oferecer informação de qualidade com agilidade”, afirma o diretor superintendente do jornal, Ronan Maria Pinto. O primeiro caso da doença causada pelo micro-organismo, a Covid-19, foi confirmado no domingo.

Repórteres e editores que atuavam nas seções de Esportes, Cultura&Lazer, Automóveis e Turismo, cujas atividades foram drasticamente impactadas por causa das restrições impostas pelas autoridades sanitárias, serão realocados para atuar em Economia e Setecidades, que passarão a ter páginas extras na edição de papel a partir de amanhã.

A equipe também reforçará a atualização das plataformas digitais. Além do portal www.dgabc.com.br, o jornal criará conteúdo especial sobre a doença para ser veiculado nas redes sociais. “Vamos investir pesadamente no on-line, para que o leitor não precise esperar a edição do dia seguinte para ter acesso a informações relevantes”, explica o editor-chefe do Diário, Wilson Moço.

Uma das novidades desenvolvidas é o DGABC News – Especial Coronavírus, boletim eletrônico produzido nos estúdios da DGABC TV e veiculado ao vivo pelas contas do jornal no Facebook e YouTube, sempre no fim da tarde – embora ocorrência relevante possa justificar a divulgação de edições extraordinárias.

A condução do DGABC News fica a cargo da editora Marcela Ibelli e conta com a participação de jornalistas que estão cobrindo o avanço tanto do coronavírus quanto das técnicas médicas e farmacêuticas para combatê-lo, além das medidas administrativas, políticas e econômicas relacionadas ao assunto. “Trazemos os dados atualizados da pandemia e comentamos as medidas tomadas pelos dirigentes, especialmente em âmbito regional. Os boletins ao vivo têm enorme participação dos seguidores. É nossa missão prestar também este serviço”, comenta a apresentadora.

A edição impressa vai priorizar reportagens que ajudem o leitor a compreender a extensão da pandemia, oriente sobre o andamento dos serviços e adiante o trabalho de cientistas na busca pela vacina e por remédios que combatam o micro-organismo. “Evidentemente, não vamos esquecer da cobertura de outros assuntos importantes para nossos leitores”, destaca Moço. Notícias esportivas e culturais passarão a ser publicadas no caderno Setecidades, que ganhará páginas extras a partir de amanhã. 

Conteúdo digital está liberado para ser acessado de graça

Diretoria entende que informação de qualidade contribui para reduzir o ritmo de contaminação

Cem por cento do conteúdo digital produzido pelo Diário estão disponíveis gratuitamente aos leitores. Desde segunda-feira, o jornal não cobrava para dar acesso a notícias sobre o novo coronavírus, mas ontem ampliou a medida para todas as editoriais. A direção tomou a decisão por acreditar que informação de qualidade, em tempos de fake news, ajuda a salvar vidas.

“Enquanto o coronavírus for ameaça à saúde pública, o jornal vai disponibilizar gratuitamente todo o seu conteúdo, inclusive aqueles que nada têm a ver com a pandemia”, diz o diretor de Redação, Evaldo Novelini. “Informação é necessidade básica e não vamos nos furtar de fazer a nossa parte”, completa.

Disponibilizar os conteúdos digitais inclusive aos não assinantes também é uma maneira que o jornal encontrou para não prejudicar os leitores que compravam a edição de papel em bancas, já que muitas delas estão em empreendimentos cujo funcionamento foi proibido pelas autoridades. Além disso, há recomendação para que pessoas fiquem em casa enquanto permanecer a ameaça do coronavírus.

O conteúdo digital do jornal pode ser acessado por computadores de mesa (desktops) ou portáteis (notebook), celulares e tablets. Além do site www.dgabc.com.br, o Diário está presente no Facebook, no Instagram e no YouTube. A atualização de notícias é feita 24 horas. (Veja os endereços em quadro nesta página)

A decisão do jornal de abrir o conteúdo, primeiro as notícias relacionadas ao coronavírus e desde ontem para 100% das informações, é sustentada por estatísticas do Ministério da Saúde, que tem se preocupado com a quantidade de desinformação sobre a doença causada pelo micro-organismo em circulação nos meios de comunicação digitais. Estudo realizado pelo órgão analisou 8.000 mensagens sobre a Covid-19 distribuídas nas redes sociais e detectou que 85% delas eram fake news.

Para produzir conteúdo relevante e preciso, a direção de Redação do jornal reforçou as equipes destinadas a acompanhar a pandemia, o que inclui a elaboração de projetos especiais, como o DGABC News – Especial Coronavírus, apresentado pela editora da DGABC TV, Marcela Ibelli.

Readequação da versão impressa será temporária e não vai prejudicar leitor

Suplementos voltarão a ser publicados quando coronavírus for vencido

A escassez de notícias relacionadas aos mundos esportivo, cultural, automobilístico e turístico, bastante prejudicados por causa do avanço do coronavírus, obriga o Diário a suspender a publicação de suplementos e cadernos destinados a esses assuntos em sua versão impressa a partir de amanhã. A medida é temporária e não vai prejudicar o fluxo e o volume de informações entregues aos leitores.

“O fechamento de shoppings, casas de shows e teatros e o cancelamento das sessões de cinema, determinados pelo governador João Doria e também pelos prefeitos do Grande ABC, inviabilizam a produção de reportagens e seções, daí a decisão de suspender temporariamente a publicação de cadernos específicos”, explica o editor-chefe Wilson Moço.

Estão suspensos Esportes, Cultura&Lazer, Turismo e Automóveis. Notícias relevantes relacionadas a essas áreas seguirão sendo publicadas no caderno Setecidades, que, a partir de amanhã, passa a circular com, no mínimo, duas páginas a mais. “Por outro lado, vamos reforçar a cobertura sobre as implicações da pandemia do novo coronavírus, que é, no momento, a maior demanda dos leitores”, completa Moço.

O jornal vai readequar seus espaços de modo que colunas, serviços e divertimentos atualmente publicados no caderno Cultura&Lazer sejam veiculados em Setecidades. Será nessa seção que os leitores encontrarão a coluna sobre bastidores da televisão assinada por Flávio Ricco, o resumo das novelas, o horóscopo, os quadrinhos do Mauricio de Sousa, o D+, as cruzadas e o sudoku,

A readequação dos cadernos é temporária. No momento em que as atividades esportivas, culturais e de lazer forem retomadas, a configuração original do jornal também será restabelecida. A seção esportiva, por exemplo, volta a ser publicada tão logo os campeonatos recomecem.

Diretor de Redação diz que momento evidencia importância do jornalismo

Publicar informação de qualidade é principal meta, destaca profissional

“São nos momentos de crise que se pode medir a importância do jornalismo para a sociedade. Eis-nos aqui, seguramente, diante do maior desafio para a humanidade desde a Segunda Guerra Mundial.” O diretor de Redação do Diário, Evaldo Novelini, utilizou a frase para justificar as mudanças implantadas pelo jornal no momento em que o coronavírus se espalha pelo mundo – e chega com todo impacto no Grande ABC.

Além da reestruturação física de cadernos e prioridade na divulgação de conteúdo pelas plataformas digitais, diz Novelini, a disseminação do novo coronavírus, em rapidez inédita na história, obriga os jornalistas a serem ainda mais prudentes e responsáveis. “Uma informação falsa, sem exaustiva checagem, pode tanto causar otimismo infundado quanto temor exagerado. Em tempos de ameaça à saúde pública, ambas são preocupantes”, afirma o diretor.

A reconfiguração da versão impressa do jornal foi feita exatamente para garantir a produção de conteúdo de qualidade nas editorias que mais produzem informações relevantes no momento, as de Política e Setecidades. “Nossos leitores podem estar certos de que, tão logo o mundo deixe de estar sob a ameaça da pandemia, vamos retomar a publicação dos suplementos e cadernos suspensos devido às contingências do momento”, finaliza Novelini.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;